Na manhã de 1º de maio, Dom Cícero Alves de França presidiu missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, Decanato Santa Maria e São José.
A celebração marcou a abertura do jubileu de 50 anos da Paróquia e a bênção da nova imagem de São José Operário. Concelebraram os Padres Lorenzo Nacheli, Pároco, e Simone Bernardi, Vigário Paroquial.
Antes da missa, os fiéis se reuniram na Capela Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários para uma procissão com a imagem de São José Operário pelas ruas da Mooca. Ao chegarem à matriz paroquial, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém abençoou a nova imagem, que foi colocada à veneração dos fiéis.
Na homilia, Dom Cícero ressaltou que a festa litúrgica de São José Operário, instituída pelo Papa Pio XII, tem como objetivo santificar o trabalho. Ele frisou que Deus se fez filho do trabalho humano, e, portanto, Deus trabalhou.
“Jesus entrou na nossa história, caminhou conosco, assumiu, inclusive, também o nosso trabalho”, destacou.
O Prelado ressaltou que na festa de São José Operário se deve rezar por aqueles que têm trabalho, mas também pelos que estão à sua procura, e junto com a oração denunciar toda a injustiça: “Que a nossa oração seja acompanhada de um grito por tantos irmãos que não têm trabalho, e, consequentemente, não conseguem dar uma vida digna à sua família. E nesta vida não digna está, sobretudo, a falta do alimento, um direito essencial que todos têm”.
Por fim, Dom Cícero ressaltou que São José é o homem do silêncio e do trabalho; e, também, é o homem da humildade, porque se fez pequeno e trabalhador.
Por Fernando Arthur/ Colaborador especial para Região Belém