A celebração teve transmissão on-line e participação dos fiéis nos limites estabelecidos em razão da atual pandemia de COVID-19
No 4º domingo da Páscoa, 25, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu missa Paróquia São Joaquim – Igreja de Nossa Senhora da Glória, Setor Pastoral Aclimação, durante a qual deu posse ao novo Administrador Paroquial, o Padre Geraldo Pedro dos Santos, e apresentou o Vigário Paroquial, Padre Antônio Genivaldo de Oliveira.
A celebração teve transmissão on-line e participação dos fiéis nos limites estabelecidos em razão da atual pandemia de COVID-19. Inicialmente, foi efetuada a leitura dos decretos de nomeação dos padres empossados. Depois, ambos fizeram a profissão de fé. Em continuidade ao rito de posse, Dom Eduardo efetuou a entrega das chaves da Igreja – “para cuidar daquela porção do povo de Deus que deve ser conduzida com muito carinho e zelo naquela Igreja” – e do sacrário – “para que a Eucaristia seja o centro e o ápice de toda a comunidade”.
Em seguida, o Bispo entregou ao Padre Geraldo a estola roxa “para ser zeloso aos fiéis a ele confiados e para que possam encontrar a misericórdia da qual todos nós necessitamos” e, finalizando, entregou o Santo Óleo do Crisma para o sacramento do Batismo, para a acolhida dos que necessitam.
Dom Eduardo, na homilia, recomendou aos padres empossados que “cuidem com amor da Paróquia São Joaquim, que sejam sempre solícitos à semelhança do Bom Pastor, dedicando-se incessantemente para que todos estejam protegidos no Senhor e dispostos a dar a vida a cada um da Paróquia”.
Padre Geraldo, que também é Pároco da Paróquia Santo Eduardo, dirigiu-se aos fiéis, afirmando ser desafiador a condução das duas comunidades paroquiais, mas que sempre responde ao chamado de Deus: “Eis-me aqui, Senhor. Coloco-me à disposição de todos vocês. Sou daqueles padres que gostam de fazer tudo junto, porque acho que a figura do pastor é estar junto com suas ovelhas. Chamem-me para benzer as casas, os comércios, fazer exéquias e também para uma macarronada: quero me fazer ‘um’ na vida de todos vocês”.
(Ruy Halasz – Colaboração especial para a Região)