Dom Eduardo tomará posse como Bispo Diocesano de Ourinhos neste sábado

A Diocese de Ourinhos (SP) acolherá seu 2º Bispo Diocesano no sábado, 3, em uma missa solene na Catedral Diocesana de Bom Jesus, às 15h.

Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a celebração de posse terá um número de limitado de participantes, que foram previamente inscritos, e será transmitida pela TV Canção Nova e pelos canais da Diocese de Ourinhos no Youtube e no Facebook.  

Dom Eduardo foi nomeado Bispo da Diocese de Ourinhos pelo Papa Francisco em 19 de maio. Até então, ele exercia o ofício de Bispo Auxiliar de São Paulo, onde, entre diversas atribuições, foi Vigário Episcopal para a Região Sé.

LEIA TAMBÉM:
‘Parto feliz, tranquilo, sereno, e já com saudades’, afirma Dom Eduardo ao se despedir da Arquidiocese

Biografia

Nascido em 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR), Dom Eduardo veio para São Paulo em 1988, quando ingressou na Congregação de Santa Cruz, chegando a emitir os votos solenes e a receber a ordenação diaconal no mesmo instituto.

Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado presbítero e incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, foi Pároco da paróquia São João Gualberto durante 7 anos. De 2008 a 2013, foi Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, ao mesmo tempo, encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da Arquidiocese.

De 2008 a 2014, desempenhou o cargo de Chanceler do Arcebispado de São Paulo. Em 2013 foi nomeado Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo (Sé).

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 10 de dezembro de 2014, pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé.

Mapa da Diocese de Ourinhos (SP)

A Diocese

A Diocese de Ourinhos foi criada em 30 de dezembro de 1998 por São João Paulo II, tendo seu território composto por regiões desmembradas das dioceses de Assis e Itapeva, além da Arquidiocese de Botucatu. Seu primeiro bispo foi o italiano Dom Salvador Paruzzo, que permaneceu no cargo até a nomeação de Dom Eduardo.

Seu território abrange 24 municípios divididos em quatro foranias. A sede diocesana é a Catedral Bom Jesus, em Ourinhos.

De acordo com dados de 2019, a Igreja Particular de Ourinhos tem uma população de 341.234 habitantes, sendo 86,8% católicos. Tem um total de 50 sacerdotes entre diocesanos e religiosos, cerca de 50 religiosas e 43 paróquias.

“Desde já, acolho no meu coração todo o povo da Diocese de Ourinhos. Que possamos, na alegria, na esperança, caminhar juntos como irmãos, como cristãos”, afirmou Dom Eduardo, no dia e sua nomeação.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários