Dom José Benedito Cardoso é nomeado Bispo de Catanduva (SP)

*Notícia em atualização

O Papa Francisco nomeou na quinta-feira, 4, Dom José Benedito Cardoso, 62, como novo Bispo da Diocese de Catanduva (SP). Desde 2019, o Prelado é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

BIOGRAFIA E TRAJETÓRIA

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de setembro de 1961 em Angatuba (SP). Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário São Carlos Borromeu em Sorocaba (SP) e os de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP) em São Paulo.

Obteve a licenciatura em direito canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, em São Paulo (SP). Cursou Direito nas Faculdades Integradas de Itapetininga (SP).

Em 23 de novembro de 1986, ele recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Arquidiocese de Sorocaba.

Com a criação da Diocese de Itapetininga em 1998, desmembrada de Sorocaba, passou a fazer parte desta Igreja particular. Nela exerceu os seguintes cargos: Pároco da Paróquia Bom Jesus, em Alambari (SP) e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga (SP) (1987). Foi Chanceler Diocesano (1998-2010); Reitor do Seminário Diocesano (2004-2006), Vigário Geral (2012-2019); Pároco da Paróquia São Roque, em Itapetininga (1988-2019); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Coordenador Diocesano de Liturgia; Professor de Direito Canônico; Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Diocesano; Defensor do Vínculo e Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.

Em 23 de janeiro de 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo titular de Castel Menor e Auxiliar de São Paulo, recebendo a ordenação episcopal no dia 15 de março seguinte do mesmo ano, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

Na Regional Sul 1 da CNBB, foi Bispo Referencial para as Comunidades Eclesiais de Base, para a Comissão de Defesa da Vida e para a Comissão Pastoral da terra e para os Religiosos. Na CNBB é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.

(Com informações do Boletim de Sala de Imprensa da Santa Sé)

guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Eduardo Cavalcante
Eduardo Cavalcante
3 meses atrás

Louvado seja Deus
Um Homem de Deus.
Conte sempre com nossas orações e agradecimentos

Estefânia
Estefânia
3 meses atrás

Louvado seja Deus…muito amigo..mestre e pastor…que Jesus e Maria te cubram de bênçãos…vai deixar saudades…

Luís Paulo
Luís Paulo
3 meses atrás

Don José Cardoso, um bispo que é bastante ativo em sua diocese.. pelo pouco que ficamos em sua Administração, trabalhou muito.
Desejo ao don José Cardoso, uma perseverança nas leis de deus e da igreja..
Que tenha um bom trabalho nessa nova diocese.
Abs

Renato Freitas
Renato Freitas
3 meses atrás

Parabéns Dom José que sua missão de evangelização seja cada vez mais abençoada e frutífera, estaremos orando sempre pelo senhor!!🙏🏻🙏🏻

Reinaldo
Reinaldo
3 meses atrás

Dom José Benedito é um grande pastor. Que Deus continue firme contigo em sua caminhada. Parabéns aos fieis de Catanduva, que o terão como pastor. Força Dom José Benedito!