Dom Luiz Carlos Dias é nomeado Bispo de São Carlos (SP)

Dom Luiz Carlos Dias

O Papa Francisco nomeou Dom Luiz Carlos Dias como Bispo da Diocese de São Carlos (SP) nesta quarta-feira, 20, transferindo-o da sede titular de “Tunes” e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde é Vigário Episcopal para a Região Belém.

A diocese estava vacante desde 21 de outubro de 2020 quando Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado Arcebispo de Brasília (DF).

Dom Luiz Carlos Nasceu em 16 de setembro de 1964, em Caconde (SP). Foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1991, na Diocese de São João da Boa Vista (SP).

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 16 de março de 2016, recebendo a ordenação episcopal em 7 de maio do mesmo ano, em sua cidade natal. Seu lema episcopal é “Vim para servir”.

Dom Luiz Carlos também exerce o cargo de Secretário-Geral do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange as Dioceses do Estado de São Paulo.

Mensagem de Dom Luiz Carlos

Em mensagem enviada à diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos manifestou sua gratidão a Deus pelo dom do episcopado e ao Papa Francisco pela confiança.

“Aos membros desta Igreja Particular, digo-vos que acalento em meu coração o desejo de conhecer-vos em breve, e passar a integrar a vossa caminhada de seguimento e testemunho de Jesus Cristo, rogando ao Bom Pastor um coração semelhante ao seu, para servir-vos sem reservas no ministério episcopal”, escreveu.

Dirigindo-se à Arquidiocese de São Paulo, Igreja particular de sua primeira experiência como bispo, Dom Luiz Carlos expressou seu agradecimento pela graça de auxiliar o pastoreio do Arcebispo e com os demais irmãos bispos auxiliares, “em clima de sincera amizade”. “Ao aproximar o final deste período, saio enriquecido por ter recebido bem mais do que ofereci. A Região Episcopal Belém permanecerá para sempre em meu coração”, acrescentou.

A Posse de Dom Luiz Carlos em São Carlos está marcada para o dia 18 de dezembro na Catedral Diocesana.

Leia a mensagem de Dom Luiz Carlos à Diocese de São Carlos

Saudação do Arcebispo

O Carde Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, enviou a Dom Luiz Carlos uma mensagem na qual o saúda pela nomeação e manifesta s agradecimento elo serviço realizado na Igreja Particular de São Paulo. 

“Os primeiros cinco anos do seu episcopado, exercidos em nossa Arquidiocese, deixaram um sinal de seu pastoreio, sobretudo na Região Episcopal Belém, mas também no exercício do cargo de Secretário Geral do Regional Sul 1 da CNBB, cargo que continua a exercer. Sentiremos sua falta em São Paulo, mas a diocese de São Carlos recebe um grande pastor”, escreveu Dom Odilo.

Leia a íntegra da mensagem do Cardeal Scherer:

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter