Dom Odilo: Deus ouve a súplica daquele que o invoca com humildade

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 26, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o trecho do Evangelho do dia (Mt 8,1-4), que narra a cura do leproso que se aproxima de Jesus cheio de confiança e pede: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus, imediatamente, estende a mão, toca nele e o cura.

“O leproso reconhece que Jesus tem o poder. Ele sabe que precisa pedir, apresentar sua súplica a Jesus e é atendido”, afirmou o Cardeal, destacando a importância da oração. “Sabemos que Deus tem o poder de nos ajudar e, talvez, falta-nos a fé e o desejo sincero de ser ajudados e confiar no seu poder. Por outro lado, talvez falte sinceridade no pedido que fazemos, por isso, nem sempre nosso pedido é movido por reta intenção e, eventualmente, não é o melhor para nós”, acrescentou.

DEUS ESTENDE A MÃO

O Arcebispo também refletiu sobre a primeira leitura (2Rs 25,1-12), que narra o trágico fim do reinado de Sedecias e a terceira deportação dos judeus para a Babilônia, que se tornaram escravos.

No exílio, o povo não se esqueceu de Jerusalém, e têm saudades se sua terra e do templo, que é expressa pelo salmo 136: “Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!”

Dom Odilo destacou que ruína de Jerusalém deveu-se à infidelidade do rei e do povo que, no exílio, tomam consciência, voltam-se para Deus e clamam pela libertação.  “É uma história sempre muito dura de recordar, dos erros, fracassos. Mas Deus não nos esquece, estende a mão, não nos abandona, mesmo nas maiores situações e fracassos, estende a mão e não nos deixa desamparados”, afirmou.

“Deus nos ajude a sempre estar atentos a não cair na infidelidades contra Deus e a termos a humildade de lhe estender a mão quando fracassarmos”, concluiu o Cardeal.   

MISSAS PRESENCIAIS

No fim da celebração, Dom Odilo destacou que, a Arquidiocese de São Paulo irá retornar aos poucos celebrar nas igrejas com a presença de fiéis com muitas restrições e cuidados. Na quarta-feira, 24, foi apresentado um protocolo de retomada gradual das atividades administrativas a pastorais da Cúria e das paróquias.

Contudo, o Arcebispo ressaltou que as pessoas doentes, idosas e consideradas do grupo de risco para desenvolverem a forma grave da COVID-19 devem permanecer em casa. Por isso, o Cardeal enfatizou que as missas devem continuar a ser transmitidas pelas palas plataformas digitais, para que essas pessoas impossibilitadas de ir a Igreja possam estar em comunhão com a comunidade eclesial.

“Que Deus nos abençoe e ajude nossas paróquias e comunidades a se organizarem da melhor maneira para pode retomar seus serviços. Sabemos que ainda existe risco, mas hoje temos um conhecimento melhor sobre como enfrenta-los, que medidas a providências devem ser tomadas para que o risco seja o mínimo possível”, completou Dom Odilo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários