Dom Odilo está entre as personalidades homenageadas pelo TCMSP

Cármen Lúcia, André Luiz Mendonça e Priscila Cruz também receberam o Colar de Mérito ‘Prefeito Brigadeiro Faria Lima’

Dom Odilo Pedro Scherer
Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na noite da segunda-feira, 27, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou a solenidade de entrega do Colar de Mérito “Prefeito Brigadeiro Faria Lima”.

A distinção foi entregue ao Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; à ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal; ao ministro André Luiz Mendonça, do Supremo Tribunal Federal; e Priscila Cruz, presidente-executiva da Organização da Sociedade Civil Todos pela Educação.

Esta é a mais importante homenagem concedida pelo TCMSP e simboliza o reconhecimento de Corte de Contas paulistana ao mérito de personalidades que dedicam suas carreiras e trajetórias de vida a serviços que contribuem para o engrandecimento da cidade de São Paulo e do País.

Os nomes dos homenageados foram apresentados e aprovados pelo Colegiado do TCMSP, formado pelo presidente Eduardo Tuma, vice-presidente Roberto Braguim, corregedor João Antonio e conselheiros Mauricio Faria e Domingos Dissei.

O Colar de Mérito é uma condecoração promovida pelo TCMSP desde 2008 e, neste ano, chega à sua 7ª edição.

Já foram agraciados com a distinção o maestro João Carlos Martins, o médico e ex-ministro Adib Jatene, a educadora e filantropa Dorina Norwill, o jurista Ives Gandra Martins, os ministros Ricardo Lewandovski, Celso de Mello e Alexandre de Moraes, o ex-prefeito Bruno Covas, in memoriam, entre outros cidadãos notáveis.

O COLAR

O Colar de Mérito “Prefeito Brigadeiro Faria Lima”, instituído pelo TCMSP, traz uma medalha de aço banhado a ouro, com a imagem do rosto do Prefeito Brigadeiro Faria Lima. A estrutura de sustentação é formada por doze peças retangulares de fundo preto e gravadas com a bandeira da Cidade, com o prédio do Tribunal e com o brasão do Município.

Na cerimônia, os homenageados receberam a honraria acompanhada pela comenda e pelo pin, além da láurea assinada pelo conselheiro presidente da casa.

ASSISTA A ÍNTEGRA DA SOLENIDADE

SOBRE OS HOMENAGEADOS EM 2023

O Cardeal Odilo Pedro Scherer tornou-se Arcebispo de São Paulo em 2007. Atento às diferentes realidades da cidade e em constante diálogo com os diferentes âmbitos da sociedade, sempre foi uma voz profética para chamar a atenção para as situações de sofrimento da população mais vulnerável: pessoas em situação de rua, migrantes e refugiados, mulheres, gestantes e crianças em situação de abandono.

No período mais restritivo da pandemia da COVID-19, Dom Odilo mobilizou toda a Arquidiocese para a ação “Animando a Esperança”, um mutirão de solidariedade para ajudar as famílias mais atingidas pelos impactos econômicos e sociais causados pela emergência sanitária.

Cármen Lúcia Antunes Rocha ingressou como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2006. Ocupou o cargo de presidente daquela Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2016 a 2018. Exerceu também os cargos de ministra e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2008 a 2013, sendo a primeira mulher a presidir aquela Corte.

Como Presidente do Supremo Tribunal Federal, exerceu as funções da Presidência da República do Brasil entre 13 e 14 de abril de 2018, tendo sido a sexta Presidente do STF a assumir as funções inerentes à chefia do Poder Executivo do País. Na interinidade do exercício da Presidência, assinou decreto instituindo o dia 2 de abril como o Dia Nacional da Consciência Sobre Autismo. Autora de diversos livros e professora titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais, Cármen Lúcia esteve no TCMSP em diversas oportunidades para ministrar palestras em seminários organizados pela Casa.

André Luiz Mendonça é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2021. Formado em Direito e Teologia, exerceu a advocacia privada e pública. Em 2008, foi convidado para chefiar o Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União (AGU), setor responsável pela recuperação de ativos e combate à corrupção.

Ao assumir o cargo, André Mendonça criou um grupo permanente de Advogados da União, especializado em propor ações de combate à corrupção, iniciativa que resultou no bloqueio e recuperação de mais de R$ 1 bilhão em três anos, rendendo-lhe a categoria especial do Prêmio Innovare, em 2011, com a temática “combate ao crime organizado”.

Priscila Cruz, fundadora da Organização da Sociedade Civil Todos pela Educação, é especialista em Educação Básica e uma das vozes mais ativas pela Educação Pública no Brasil. Ela é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, graduada em Administração de Empresas, pela FGV-SP e em Direito, pela Universidade de São Paulo.

Em 2022, ganhou o Prêmio Empreendedor Social, na categoria Destaques da Pandemia, com reconhecimento pela iniciativa de criar diretrizes para orientar as escolas no ensino remoto e no retorno às aulas presenciais. Com a ajuda de dezenas de especialistas, produziu documentos que serviram de base a governos estaduais e municipais.

Fonte: TCMSP

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários