Dom Odilo exorta sacerdotes a serem como São Filipe Neri: sábios, alegres e próximos do povo

Em programa de rádio, Arcebispo de São Paulo também lamentou os episódios recentes de violência no Brasil e no mundo

Dom Odilo exorta sacerdotes a serem como São Filipe Neri: sábios, alegres e próximos do povo, Jornal O São Paulo
Luciney Martins /O SÃO PAULO

No programa “Encontro com o Pastor” da rádio 9 de Julho da quinta-feira, 26, o Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre a vida de São Filipe Néri, que viveu no século XVI, e cuja memória litúrgica é celebrada neste dia.

“Era um santo de muito bom humor, bom espírito. Ele conseguia agregar não só crianças e jovens, mas também adultos no seu trabalho. São Filipe Néri era um sacerdote sábio, alegre e próximo do povo, assim como nós precisamos ter os nossos sacerdotes hoje”, comentou o Arcebispo de São Paulo.

Dom Odilo recomendou que os fiéis peçam a Deus pelas vocações para Igreja, por bons sacerdotes: “Quando o povo reza e encoraja os padres, os ajuda a servir melhor o povo, para que creia mais”.

Ao recordar a liturgia do dia, o Arcebispo comentou que o Evangelho de São João (16,16-20) recorda a despedida de Jesus, quando o Mestre fala da sua partida e percebe a tristeza no rosto dos apóstolos, mas lhes assegura que seus corações vão se encher de alegria, porque subindo ao Céu, enviará o Espírito Santo sobre os apóstolos para que possam bem cumprir a sua missão.

CONFLITOS

O Cardeal lamentou os tantos conflitos que têm acontecido pelo mundo. Além da guerra da Ucrânia, que faz tantas vítimas e refugiados, houve recentemente uma operação policial no Rio de Janeiro que acabou deixando um saldo de 26 mortos e um episódio de violência em uma escola no Texas, Estados Unidos no qual um jovem matou professoras e outras 19 crianças.

Dom Odilo chamou a atenção para o cuidado que as autoridades devem ter no acesso da população às armas e para o risco de violência generalizada.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

Deixe um comentário