Dom Odilo fala aos jornalistas sobre as marcas do pontificado de Bento XVI

Cardeal Odilo Scherer concede entrevista coletiva na Catedral da Sé

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, concedeu uma entrevista coletiva no início da tarde deste sábado, 31, na Catedral da Sé, para falar do falecimento do Papa Emérito bento XVI. Antes, ao meio-dia, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo presidiu uma missa em sufrágio do pontífice alemão.

“O Papa Bento XVI parte deixando marcas importantes na Igreja”, afirmou Dom Odilo, recordando que, antes de ser papa, Joseph Ratzinger foi um dos peritos do Concílio Vaticano II, ainda como jovem teólogo. Em seguida, tornou-se “um vigoroso intérprete da teologia conciliar”, procurando sempre primar pela interpretação autêntica do Concílio. “Tenho certeza de que Bento XVI ficará marcado na história como um dos grandes papas teólogos”, ressaltou.

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O PAPA EMÉRITO BENTO XVI

Dom Odilo acrescentou que o Papa Emérito ficará marcado também pelo momento no qual exerceu seu pontificado. “Bento XVI foi eleito papa no contexto de transição da Igreja, em que havia muita vitalidade, mas, ao mesmo tempo, muitos questionamentos que eram feitos dentro da própria Igreja, sobre os rumos de certas questões de fé, doutrina e moral. O Papa Bento XVI, com sua capacidade teológica, colocou balizas muito claras sobre aqueles que são pontos irrenunciáveis da fé da Igreja”.

O Cardeal Scherer reconheceu que, muitas vezes, o pontífice emérito foi interpretado como conservador e fechado, contudo, enfatizou não haver dúvidas de que ele foi o papa necessário, ao novamente dar as referências para a Igreja do mundo todo.

Ao falar sobre a renúncia de Bento XVI ao pontificado, Dom Odilo descreveu a decisão como um “ato de enorme lucidez, coragem e generosidade” tendo em vista o bem maior da Igreja, ao perceber suas limitações físicas para conduzir a instituição.

Quando questionado sobre a maior contribuição de Bento XVI para a Igreja no Brasil, o Arcebispo de São Paulo respondeu que, a maior contribuição foi o seu pontificado inteiro.

Assista à íntegra da entrevista coletiva

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários