Dom Odilo: ‘Jesus veio ao mundo para manifestar a salvação a todos os povos’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, neste domingo, 3, na Catedral da Sé, a missa da Solenidade da Epifania do Senhor.

Esta celebração, cuja data litúrgica é no dia 6 de janeiro, no Brasil e em outros países, é transferida para o domingo e destaca a manifestação do Jesus como salvador da humanidade.

Na homilia, o Cardeal recordou que, para muitas pessoas, a Solenidade da Epifania do Senhor também é conhecida como a “festa dos reis magos”, pelo fato de o Evangelho proclamado nesta liturgia ser o do encontro dos magos com Jesus em Belém. “Esta é a festa de jesus manifestado ao mundo”, sublinhou o Arcebispo explicando que os magos representam os povos que prestam homenagem ao Filho de Deus e o reconhecem como rei e salvador da humanidade.

Dom Odilo lembrou, ainda, que em muitos lugares, essa solenidade começou a ser celebrada antes mesmo do Natal, tanto que na tradição ortodoxa do Oriente, o nascimento de Jesus é celebrado na data da Epifania.

‘As nações vieram adorar o Senhor’

“Jesus nascido na humildade, no escondimento. Não havia lugar para ele e, portanto, quase ninguém se deu conta de seu nascimento. No entanto, na figura dos três reis magos, que, na verdade, não eram nem reis, nem magos, mas sábios, sacerdotes do mundo persa, provavelmente. Por eles, é prestado ao menino Jesus aquela homenagem e reconhecimento que ele não recebeu no seu nascimento”.

O Arcebispo explicou, ainda, que os magos são representados ao longo dos séculos como um branco, um negro e um amarelo, representando as grandes raças originárias da humanidade. “Representam, portanto, as nações que vêm adorar o Senhor”.

“O significado da Epifania é justamente o da vinda de Jesus a este mundo. Ele veio para manifestar a salvação não somente a um grupo, mas a todos os povos. Veio para conduzir na verdade, no amor, na justiça, a todas as pessoas. Ele é o salvador de toda a humanidade”, salientou o Cardeal.

Anunciar a luz da verdade

“É  importante que todos conheçam a luz de Deus e conduzam sua vida por sua verdade”, completou Dom Odilo enfatizando que o anúncio do mistério revelado do amor universal de Deus manifestado em Jesus é também a missão da Igreja, que continua a proclamar o Evangelho a todos os povos.

“Hoje, muitos nos perguntam porque é preciso pregar o Evangelho a outros povos. Alguns até pensam que não se deve anunciar o Evangelho àqueles que já têm uma religião… Trata-se de anunciar a luz e a verdade de Deus a todos os povos”, afirmou o Cardeal.

O Arcebispo reforçou que a Igreja não deve nunca cessar sua missão evangelizadora, lembrando que, atualmente, cresce o número de pessoas que não conhecem Jesus Cristo. “Anunciar a luz de Deus é um bem para todos”, disse, destacando que essa é também a missão da Arquidiocese de São Paulo na cidade. 

“Que sejamos suas testemunhas neste mundo e ajudemos tantos outros a também seguirem a luz do Senhor, como fizeram os magos e tantos antes de nós, que viveram santidade, testemunharam a presença de Deus no mundo”, concluiu Dom Odilo.

Anúncio das solenidades móveis

Na Solenidade da Epifania do Senhor, acontece o anúncio das solenidades litúrgicas móveis do novo ano.

“O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano, a 4 de abril”, destaca o anúncio solene.

Da celebração da Páscoa derivam todas as celebrações do ano litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, em 17 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, em 13 de maio; Pentecostes, em 23 de maio; e o primeiro domingo do Advento, em 28 de novembro.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários