Dom Odilo: ‘Na ida à igreja, encontramos a família de Deus’

No ‘Encontro com o Pastor’ da segunda-feira, 6, o Arcebispo Metropolitano estimulou que os fiéis voltem a participar das missas presenciais

Cardeal Scherer em missa na Paróquia São José, no Jardim Monte Alegre, em abril deste ano (foto: Fabiano Teixeira)

Ir à missa, em especial no domingo, o Dia do Senhor, é um compromisso de todos os católicos, que deve ser entendido não apenas como uma obrigação, mas como um momento de alegria para o encontro com Deus e os irmãos na fé.

Esta foi a mensagem central passada pelo Cardeal Scherer na edição do “Encontro com o Pastor” da segunda-feira, 6, que foi ao ar pela rádio 9 de Julho.

Ao recordar a celebração do aniversário de dedicação da Catedral da Sé, realizada no domingo, 5, o Arcebispo Metropolitano destacou que a Igreja não deve ser vista apenas por seus templos, pois efetivamente a Igreja viva é a comunidade dos filhos e filhas de Deus, que são chamados a participar presencialmente das celebrações.

“Na ida à igreja, encontramos Deus na Palavra, na Eucaristia, na oração, na adoração e, ao mesmo tempo, lá encontramos a família de Deus, estamos reunidos em comunidade para a profissão de fé, para o testemunho da fé e para louvar e adorar a Deus”, enfatizou Dom Odilo, exortando a todos a participar das missas presenciais, especialmente agora que há indicadores de que a pandemia de COVID-19 está mais bem controlada no País.

“Continuamos com todos os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias, pelas autoridades públicas”, enfatizou, destacando que medidas com o uso de máscaras e a higienização continuam a ser adotadas nos templos, bem como a recomendação para que os fiéis não fiquem fisicamente tão próximos uns dos outros.

Temas do cotidiano

Durante o programa, o Cardeal Scherer fez ainda breve comentários sobre temas cotidianos. Um deles foi sobre a escassez de chuvas que tem levado a baixas nos reservatórios de água, razão pelas quais todos são chamados ao uso consciente deste recurso natural, bem como da energia elétrica. “Se todos fizerem a sua parte não faltará água e luz”.

Dom Odilo falou ainda sobre a comemoração do Dia da Pátria, na terça-feira, 7. Ele recordou que a data é sempre ocasião para que se recorde o compromisso de todos os cidadãos em manter a independência do país e participar da construção do bem comum. O Arcebispo lembrou que manifestações são legítimas no ambiente democrático, mas que insultos e violências de parte a parte devem ser evitados.

Por fim, o Cardeal Scherer convidou a todos para a missa que dará abertura às comemorações do centenário de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), que acontecerá na terça-feira, 14, às 10h, na Catedral da Sé, com a participação presencial e transmissão pelas mídias sociais da Arquidiocese, a rádio 9 de Julho e a Rede Vida de Televisão. Dom Paulo foi Arcebispo de São Paulo entre 1970 e 1998.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários