Dom Odilo: ‘Olhando para João Batista, vemos a nossa missão e a da Igreja’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na noite da quarta-feira, 24, em paróquia dedicada ao Santo na zona Sul da capital

Paróquia São João Batista – Vila Guarani

A quarta-feira, 24, foi dia de celebração do padroeiro na Paróquia São João Batista, na Região Episcopal Ipiranga, bairro da Vila Guarani. A missa solene de encerramento, à noite, foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelo Padre Ricardo Antonio Pinto, Pároco, e pelo Padre Maércio Ângelo.

Um pequeno número de membros do conselho paroquial, que representaram toda comunidade e seguiram todas as medidas sanitárias e de segurança, participou da missa, e milhares de fiéis puderam acompanhá-la pelas redes sociais da Paróquia.

“Nossa Igreja, aos poucos, começa a retomar suas atividades com a presença do povo. Hoje ainda somos poucos, mas esperamos que em breve nossas igrejas possam novamente se encher do povo para participar das celebrações, sobretudo nos domingos e nas festas. Mas é claro, que ainda estamos em plena pandemia e precisamos continuar a cuidar para que a saúde e a vida seja preservada. Portanto, precisamos ter todos os cuidados sanitários necessários que são recomendados”, lembrou o Cardeal Scherer.

Preparar o caminho

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a vida e a missão de São João Batista, que foi o maior dos santos, segundo o próprio Jesus. Segundo ele, João foi proclamando Santo antes mesmo de nascer, pois foi santificado no ceio de sua mãe.

“Nós celebramos o nascimento apenas de dois santos, dos outros sempre a morte ou o martírio, que é a entrada para vida eterna. Além de Maria, Mãe de Jesus, nós celebramos o nascimento de João Batista, porque ambos foram santificados antes de nascer, por uma graça especial do Espírito Santo, por méritos naturalmente do nosso Senhor. Maria, foi escolhida para ser a mãe do Salvador e João Batista escolhido para preparar o povo para acolher o Messias.”

O Arcebispo de São Paulo recordou como vivia o Santo conhecido por suas pregações e o Batismo de conversão no Rio Jordão, e refletiu sobre a humildade de João Batista que sempre se colou a serviço daquele que estava por vir e apontou Jesus como o Salvador e ungido de Deus: “João Batista é o instrumento e foi aquele que preparava o encontro com o Messias e isso ele fez de maneira muito perfeita com grande humildade, dignidade e honestidade”.

O verdadeiro profeta

Dom Odilo alertou que é preciso ter cuidado com os falsos profetas que ao fazer sucesso chamam o povo para si mesmo e não para Deus, esquecem de mostrar que Jesus que deve ser seguido e preferem tirar vantagem e atrair a glória e a vaidade para si mesmo.

“João Batista é um profeta verdadeiro e sempre apontou para Jesus. Esse papel de João deve ser o da Igreja, dos pregadores, dos sacerdotes e de toda comunidade. A Igreja não convida simplesmente para olhar para dentro dela, mas para olhar para Jesus e seguir suas palavras e ensinamentos. Nós somos apenas instrumentos de Deus, somos aqueles que vem ajudar a chamar o povo e abrir caminho para o encontro com Jesus.”

Evangelizar com alegria

O Cardeal lembrou que todos que trabalham com a evangelização, como os sacerdotes, os catequistas e os pais, devem se alegrar a exemplo de João Batista, quando as pessoas se encontram com Deus e começam a praticar a fé.

“Olhando para João Batista, nós vemos a nossa missão e a da Igreja, que é de preparar o povo para o encontro com Jesus. Preparar o caminho para que as pessoas possam se encontrar com Ele, facilitar o encontro com Ele, esse é o nosso papel como Igreja.  Portanto, isso nós sempre temos que aprender com João Batista e com os outros santos.”

Ajudar as pessoas

O Arcebispo de São Paulo falou ainda sobre o atual momento em que as pessoas estão com saudade de voltar à Igreja e realizar ações de evangelização e caridade. Dom Odilo recordou que a Arquidiocese está trabalhando para estabelecer critérios e protocolos para que isso possa acontecer em breve.

“Essa pandemia nos ensina de alguma forma que não devemos nos apegar a si mesmo e viver para os outros, para caridade, para o amor, para doação e assim encontramos o sentido verdadeiro as nossa vida. Existem muitas pessoas doentes, pobres, angustiadas, desesperadas ao nosso redor e essa é a vez que podemos ajudar. Deus nos dá essa possibilidade. Por isso, nós devemos nos alegrar por toda a pessoa que podemos ajudar, e sobretudo nesse tempo de crise ajudar as pessoas e encontrar Deus”, concluiu.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários