Dom Odilo ordenará dois novos sacerdotes para a Igreja

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na Paróquia São Patrício, no Rio Pequeno, no sábado, 29, às 15h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, ordenará dois diáconos seminaristas ao presbiterato. 

Após um período formativo de cerca de dez anos, os Diáconos Felipe Batista  da Silva e Jonathan Aparecido Lopes Gasques receberão o presbiterado, segundo grau do sacramento da Ordem. Por meio da ordenação, os padres participam do sacerdócio de Cristo, assim como os bispos, sucessores dos apóstolos dos quais os sacerdotes são colaboradores.

‘EM TUAS MÃOS’

Com 32 anos, nascido em Ipiaú (BA), Felipe Batista da Silva escolheu com lema sacerdotal “Em tuas mãos, Senhor” (Lc 23,46). Ele ingressou no seminário no ano de 2015. Além das graduações em Teologia e Filosofia, tem pós-graduação em Teologia Pastoral. 

‘BOM PASTOR’

Aos 30 anos, nascido em São Paulo (SP), Jonathan Aparecido Lopes Gasques escolheu como lema sacerdotal “Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10,11). Ele ingressou no Seminário Propedêutico em 2011. 

PRESBÍTEROS

A principal missão dos padres é o ministério da Palavra, dos sacramentos e da pastoral. O decreto Presbyterorum ordinis, do Concílio Vaticano II, diz que “os presbíteros têm como primeiro dever anunciar a Palavra de Deus”. 

Este anúncio se dá pela convivência edificante entre os povos; pela pregação, por meio da qual se anuncia o mistério de Cristo aos que creem; pelo ensino do Catecismo cristão ou pela explanação da Doutrina da Igreja; e, pelo estudo, à luz de Cristo, dos problemas que surgem. O padre ensina não a sua própria sabedoria, mas a Palavra de Deus, convidando todos à conversão e à santidade.

Ainda segundo esse documento, os presbíteros são consagrados por Deus para que sejam, na celebração sagrada, ministros Daquele que, na liturgia, exerce perenemente o seu ofício sacerdotal em favor do povo. Pelo Batismo, introduzem os seres humanos na Igreja, povo de Deus; pela Reconciliação (Confissão), reconciliam os pecadores com Deus e com a Igreja; pela Unção dos Enfermos, aliviam os doentes; e, sobretudo, com a celebração da missa, oferecem sacramentalmente o sacrifício de Cristo.

Como representantes de “Cristo-cabeça” do corpo que é a Igreja, em comunhão com o presbitério reunido em torno de seu bispo, os padres têm o encargo de reunir o povo de Deus e conduzi-lo ao Pai. Para isso, recebem a autoridade para edificação das comunidades cristãs nas quais os fiéis vivenciam a presença do Senhor e participam da missão evangelizadora da Igreja.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários