Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dom Odilo Pedro Scherer: ‘A Crisma não é uma formatura; é um passo a mais no caminho da vida cristã’

Lene Zuza

Em missa na tarde do domingo, 26, um grupo de 85 jovens e adultos da Paróquia São Marcos Evangelista, De­canato Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro, recebeu o sacramento da Con­firmação pelas mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer. Concelebraram os Padres Aquiléo Fiorentini, IMC, Pároco; Thiago J. Silva, IMC, Vigário Paroquial; e Luiz Carlos Ferreira Tose Filho, secretário do Arcebispo, com a assistência do Diácono Henry Anyine.

Na homilia, o Arcebispo Metropoli­tano lembrou o papel essencial dos pais na vida de fé dos filhos; bem como o dos padrinhos a partir da Crisma, devendo acompanhar seus afilhados na vivência da fé, estabelecendo um vínculo que deve ser cultivado com responsabilidade. Ele também agradeceu o empenho e tes­temunho de fé dos catequistas: “Conti­nuem a preparar outras turmas. A Igreja precisa muito do serviço e da dedicação de vocês.”

Aos crismandos, o Purpurado lem­brou que “a Crisma não é uma forma­tura; é um passo a mais no caminho da vida cristã. É quando vocês recebem ‘Al­guém’ que vai ajudá-los e fortalecê-los na caminhada de fé: o Espírito Santo.”

Durante sua reflexão, o Arcebispo falou sobre o sentido dos sacramentos da iniciação à vida cristã, especialmente da Crisma: “Nós, católicos, somos cha­mados a viver em comunhão com Deus. Pelo Batismo, somos adotados como filhos do Pai Celeste; pela Crisma, rece­bemos os dons do Espírito Santo, Aquele que nos acompanha, consola e nos dá a sabedoria do Evangelho, para que seja­mos bons cristãos. Na Eucaristia, recebe­mos Jesus Cristo, o Filho de Deus, que vem para ser nosso Salvador e nosso ali­mento, Aquele que nos reúne na Igreja, fazendo-nos um só corpo, uma comuni­dade de fé. Nossa vida cristã é comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo: no Pai, como filhos; no Filho, como irmãos; e no Espírito Santo, como companheiros de caminhada. Jesus nos prometeu o Es­pírito Santo como defensor, advogado, consolador e fonte de sabedoria, Aque­le que nos dá a capacidade de escolher o bem e perseverar na fé. Pelo Espírito Santo, somos capacitados para sermos, de fato, membros vivos da Igreja, comu­nidade de fé de Jesus Cristo. Somos ca­pacitados a ser testemunhas no mundo

Por Lene Zuza
Colaboração especial para Região Santana

No sábado, 25, na Paróquia São José Operário, Decanato São Matias, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu a missa durante a qual conferiu o sacramento da Crisma
a 65 jovens e adultos. Concelebrou o Padre Wagner Aparecido Scarponi, Pároco, com a assistência do Diácono Maurício Luz de Lima. (por Marcelo Fagner)

Deixe um comentário