Dom Odilo preside missa na festa patronal da Paróquia Santa Mônica

A comunidade de fiéis da Paróquia Santa Mônica, na Região Episcopal Lapa, participou dos festejos da padroeira, entre 23 e 29 de agosto.

Foto: Benigno Naveira

Entre os dias 23 e 26, houve adoração ao Santíssimo às 18h e missa às 19h. Na sexta-feira, 27, na memória litúrgica de Santa Mônica, a missa das 6h foi presidida por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa. Às 15h, houve adoração ao Santíssimo; às 18h, procissão com a imagem da padroeira pelas ruas do bairro; e às 19h, a missa solene, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, que teve como concelebrantes os Padres Flavio Heliton, Pároco; José Ferreira Filho e Joaquim Crispim de Oliveira.

Na homilia, Dom Odilo falou sobre a vida de Santa Mônica, que nasceu em família cristã. Ainda muito jovem, casou-se com Patrício, que não era batizado. Ela teve muitas aflições pelo comportamento agressivo do marido, mas, mesmo assim, conseguiu levá-lo à fonte batismal, um ano antes de que ele falecesse. O casal teve três filhos – Navigius, Perpétua e Agostinho. Os dois mais velhos seguiram os ensinamentos da mãe.

Quando ficou viúva, sua preocupação e atenção foi com o filho mais novo, Agostinho, que se tornou rebelde à graça. Era inteligente, porém indiferente. Por ele, rezou e chorou durante muito tempo. O Cardeal disse que as lágrimas e as orações de Santa Mônica não foram em vão: Agostinho recebeu o Batismo em 387. Depois da morte de sua mãe, tornou-se padre, bispo e doutor da Igreja.

Continuando os festejos, no sábado, 28 de agosto, na memória litúrgica de Santo Agostinho, houve missa às 17h, presidida por padres agostinianos, e, às 18h, o tradicional bingo de Santa Mônica. No domingo, 29, encerrando as comemorações, houve missa às 7h, pelos dizimistas; às 10h, missa e carreata do quilo, para arrecadar alimentos utilizados na composição e posterior distribuição de cestas básicas; e, às 19h, missa com os vocacionados e seminaristas da Arquidiocese de São Paulo.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter