Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Dom Odilo preside missa pelos 125 anos da pastoral católica de língua alemã em São Paulo

Dom Odilo preside missa pelos 125 anos da pastoral católica de língua alemã em São Paulo

Em missa na Paróquia Pessoal Alemã São Bonifácio, na Vila Mariana, Região Sé, no domingo, 31 de maio, na Solenidade da Santíssima Trindade, foi celebrado o 125º aniversário da pastoral católica de língua alemã em São Paulo.
A missa solene foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que na homilia destacou a importância da comunidade de língua alemã para a vida religiosa e cultural da cidade. Ele enfatizou, em particular, as décadas de dedicação de inúmeros padres, religiosos e voluntários que mantiveram a fé viva por gerações.

Concelebraram o Padre Georg Pettinger, Pároco; Dom Camilo de Jesus Dantas, OSB; Padre Manoel Conceição Quinta, SSP; Padre Cristian Uptmoor, Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, na Região Belém; Padre Rarden Luís Reis Pedrosa, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Região Santana; e Padre Luiz Carlos Ferreira Tose Filho, secretário do Arcebispo.

Dom Odilo preside missa pelos 125 anos da pastoral católica de língua alemã em São Paulo



A celebração foi ocasião para recordar os primórdios do cuidado pastoral em língua alemã na capital paulista desde 1901, quando imigrantes alemães começaram a estabelecer estruturas eclesiais e a criar um lar espiritual longe de sua terra natal. Os beneditinos do Mosteiro de São Bento e, posteriormente, da Paróquia de São Bonifácio, desempenharam um papel particularmente formativo nesse processo.

A atual Igreja de São Bonifácio, localizada na Rua Humberto I, na Vila Mariana, foi projetada pelo renomado arquiteto Hans Broos e é considerada um exemplo significativo da arquitetura sacra moderna no Brasil.
Como parte da celebração do aniversário, fotografias históricas, documentos e objetos comemorativos foram expostos, ilustrando a rica história dos católicos de língua alemã em São Paulo. Numerosos visitantes aproveitaram a oportunidade para conversar com antigos paroquianos, padres e amigos da Paróquia.



Em discurso, o Conselho Paroquial expressou sua gratidão a todos que apoiaram e moldaram a vida paroquial ao longo dos últimos 125 anos – vivos e falecidos. Agradecimentos especiais foram estendidos às famílias de origem alemã, à equipe pastoral de diversas gerações e aos muitos voluntários que frequentemente trabalharam nos bastidores. A celebração foi acompanhada por música sacra festiva e hinos em alemão. Após a missa, os convidados se reuniram para um almoço comunitário no centro paroquial.

Segundo o Padre Georg Pettinger, a celebração destes 125 anos não foi apenas para relembrar o passado, mas também para deixar um sinal futuro de que a pastoral católica de língua alemã em São Paulo continua a ser uma ponte entre culturas, gerações e línguas, enraizada na fé e aberta às mudanças.

Saiba mais sobre a história desta paróquia pessoal e da presença dos católicos alemães em São Paulo, nesta reportagem do O SÃO PAULO do ano de 2021.

(Com informações do Padre Georg Pettinger)

Deixe um comentário