Dom Odilo: ‘Quem pensa diferente não é meu inimigo, podemos somar juntos’

O Arcebispo Metropolitano lembrou o atual momento conturbado, em que as pessoas têm perdido o controle de suas ações e utilizado as mídias digitais

capa dom odilo

Utilizar as redes sociais de forma positiva, buscando sempre o diálogo e a paz, foi o convite do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, a todos os que acompanharam no domingo, 14, o programa “Diálogos de Fé”, transmitido ao vivo por meio de sua página oficial no Facebook e pela rádio 9 de Julho (AM 1.600 kHz).

O Arcebispo Metropolitano lembrou o atual momento conturbado, em que as pessoas têm perdido o controle de suas ações e utilizado as mídias digitais para espalhar notícias falsas, calúnias, xingamentos e outras condutas ruins.

“Nossa atitude, como diz o apóstolo São Paulo, deve ser a de buscar o diálogo, a comunhão, a compreensão e, eventualmente, se for preciso, a correção, mas de forma respeitosa, para assim buscar colaborar. Quem pensa diferente não é meu inimigo, podemos somar juntos. Quem tem uma visão diferente pode complementar a minha opinião e eu posso completar a opinião dele”, observou.

CUIDEMOS UNS DOS OUTROS

O Cardeal lembrou que a pandemia do novo coronavírus não está controlada, ainda não há uma vacina ou medicação e, portanto, todos devem continuar seguindo as orientações das autoridades de saúde. Ele lamentou que o número de mortos e infectados continue aumentando a cada dia e que a doença esteja se espalhando pelo Brasil, chegando a lugares que antes estavam preservados, como o interior das cidades.

“É preciso continuar cuidando da saúde e não se expor, para não expor os outros, pois quem sai de casa e não se cuida pode trazer para dentro de sua família o vírus e, assim, contagiar pessoas de dentro de casa e outras de sua convivência, devido a uma maneira irresponsável de agir”, continuou.

RETORNO DAS MISSAS COM O POVO

Muitos internautas perguntaram quando será o retorno das missas com a presença do povo, pois em alguns estados esse retorno está sendo gradual, porém, aqui em São Paulo, a situação do vírus ainda não está controlada. O Cardeal recordou que as igrejas não foram proibidas de abrir, e as pessoas podem rezar e fazer seus momentos de adoração, sendo que o que deve ser evitado são as aglomerações.

Muitas igrejas estão celebrando com poucas pessoas, dentro daquelas limitações de espaço e distanciamento social, além da utilização de álcool em gel na entrada, máscara durante a missa e desinfecção dos bancos. Portanto, cuidem da saúde, sobretudo as pessoas que estão no grupo de risco, que tenham baixa imunidade, problemas respiratórios – mesmo que sejam jovens – e as pessoas idosas. Permaneçam em casa para que possam participar quando se abrirem as possibilidades.”

Após essas reflexões, Dom Odilo respondeu a perguntas enviadas pelos internautas.  A íntegra da live pode ser acessada neste link.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários