Entre 28 de março e 2 de abril, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, realizou uma visita pastoral à Paróquia São José, no Jaguaré, zona Oeste de São Paulo.

As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé.
O Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos ressalta que a visita pastoral “é uma ocasião de reavivar as energias dos agentes evangelizadores, de louvá-los, encorajá-los e consolá-los, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa”.

Esse mesmo documento acrescenta que a visita também permite ao Bispo “avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”.
Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 nos últimos três anos, as visitas pastorais foram interrompidas na Arquidiocese. Agora, elas foram retomadas pelo Arcebispo e pelos bispos auxiliares, nas seis regiões episcopais.

Durante os seis dias, Dom Odilo se encontrou com os sacerdotes e fiéis das comunidades paroquiais e organizações pastorais que estão sob os cuidados da Congregação dos Religiosos da Santa Cruz. O Arcebispo também visitou obras sociais mantidas pela congregação, especialmente centros educacionais para crianças e adolescentes.
O Cardeal Scherer se reuniu, ainda, com os membros dos conselhos paroquias de pastoral e de assuntos econômicos, celebrou missas e conduziu momentos de oração com os fiéis. A visita foi concluída com a missa do Domingo de Ramos, presidida pelo Arcebispo.
