Dom Odilo realiza visita pastoral à Paróquia São José, no Jaguaré

Entre 28 de março e 2 de abril, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, realizou uma visita pastoral à Paróquia São José, no Jaguaré, zona Oeste de São Paulo.

Fotos: Pascom paroquial

As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé. 

O Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos ressalta que a visita pastoral “é uma ocasião de reavivar as energias dos agentes evangelizadores, de louvá-los, encorajá-los e consolá-los, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa”.

Esse mesmo documento acrescenta que a visita também permite ao Bispo “avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”.

Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19 nos últimos três anos, as visitas pastorais foram interrompidas na Arquidiocese. Agora, elas foram retomadas pelo Arcebispo e pelos bispos auxiliares, nas seis regiões episcopais.

Durante os seis dias, Dom Odilo se encontrou com os sacerdotes e fiéis das comunidades paroquiais e organizações pastorais que estão sob os cuidados da Congregação dos Religiosos da Santa Cruz. O Arcebispo também visitou obras sociais mantidas pela congregação, especialmente centros educacionais para crianças e adolescentes.

O Cardeal Scherer se reuniu, ainda, com os membros dos conselhos paroquias de pastoral e de assuntos econômicos, celebrou missas e conduziu momentos de oração com os fiéis. A visita foi concluída com a missa do Domingo de Ramos, presidida pelo Arcebispo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários