Dom Odilo visita a Área Pastoral São João Paulo II

Na sexta-feira, 3, Dom Odilo Pedro Scherer presidiu missa na Área Pastoral São João Paulo II, na Vila Portuguesa, na zona Leste. Concelebraram os Padres Haroldo Evaristo Alves, CSSp, e João Chiuzo, CSSp, e estiveram presentes os fiéis da igreja matriz e das Comunidades São Judas Tadeu; Nossa Senhora Aparecida; e São João Bosco e Irmã Dulce. 

Janice Santos

Na ocasião, o Padre João Chiuzo foi nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo, que é responsável pela Área Pastoral, cuja administração está sob a responsabilidade da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos) desde 2020. 

O Arcebispo, ao saudar o povo, ressaltou que era a primeira vez que celebrava na Comunidade São João Paulo II, e recordou sua visita à Comunidade São Judas Tadeu. 

Também enfatizou o processo de criação da nova paróquia, e recordou que Dom Luiz Carlos Dias, atual Bispo de São Carlos (SP) e que foi Vigário Episcopal para a Região Belém até outubro de 2021, já tratava do assunto. 

“Aqui vocês são Igreja; nestes bairros, vocês representam a Igreja Católica”, enfatizou o Purpurado, que falou sobre a importância de um pároco e ressaltou os principais aspectos para a criação de uma paróquia: “A primeira coisa para criar uma paróquia é que tenha povo, e povo católico, que quer caminhar como comunidade, que tenha espírito missionário”. 

Dom Odilo enfatizou que a celebração da Eucaristia é o centro da vida paroquial e que a liturgia e a Catequese devem estar bem organizadas. Lembrou, também, que a caridade para com os pobres e doentes deve ser uma realidade concreta em uma comunidade paroquial: “A Paróquia é um organismo pastoral. É o carinho e o cuidado do Bom Pastor”. 

Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários