Dom Rogério visita novo projeto da Rede Rua na Sé

Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar  da Arquidiocese na Região Sé, visitou na sexta-feira, dia 15, o projeto emergencial Estação Cidadania para pessoas em situação de rua, uma parceria entre a Rede Rua e a Secretaria Municipal de direitos Humanos, situado à avenida Rangel Pestana, 215.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O projeto é uma continuidade da ação emergencial “Alimentar Direitos”, que funcionou por três anos, durante o período da pandemia, na quadra do Sindicato dos Bancários e distribuía diariamente 1000 marmitas, através da Rede Cozinha Cidadã, da Secretaria de Assistência Social.

O Bispo esteve acompanhado do Conego José Arnaldo Juliano dos Santos e de Camila de Souza, Secretária do Centro Pastoral.

Padre Arlindo Pereira Dias, Verbita, Presidente da Rede Rua, e Andreza do Carmo, Coordenadora de Projetos, agradeceram a Dom Rogério e equipe o tempo disponibilizado. O Sacerdote explicou que, além de ser uma ONG de inspiração católica que conta com o apoio da Arquidiocese de São Paulo, o projeto é uma iniciativa de leigos e leigas em parceria com as congregações do Verbo Divino, Sagrada Família de Bordeaux, Servas do Espírito Santo, Santa Cruz, Missionárias da Imaculada, Leigos de Maryknoll e o voluntariado das Irmãs Orionitas, as Pias Discipulas e um grande número de leigos e leigas.

Dom Rogério foi acolhido pela coordenadora do projeto Carolina Stella e visitou as instalações do espaço de três andares. No andar de baixo, acontece o atendimento da alimentação diária de mil marmitas e as instalações de banheiro e doze chuveiros.

No andar térreo, está o serviço de acolhida, onde são servidas as marmitas para pessoas com mais de 60 anos e com necessidades especiais, além do serviço de lavagem de roupas. O segundo andar està reservado aos momentos de encontro de pequenos grupos, assistência social e salas da equipe de trabalho.

Também marcaram presença a secretaria Soninha Francine e Damiso Faustino, referência do projeto junto à Secretaria. Soninha destacou que a iniciativa da Secretaria quer oferecer um serviço de qualidade à população de Rua e a equipe da Rede Rua tem sido muito importante neste processo.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Dom Rogério teve uma reunião e momento de oração com os conviventes. Depois, dialogiu com representantes da equipe do projeto, que também expuseram os avanços e desafios que a população de rua vive no entorno da Praça da Sé.

O Bispo destacou a importância de que trabalhos como esse tenham mais visibilidade para que, por meio das paróquias, quem tenha melhor condição econômica possa partilhar com os que nada têm. Ele animou os conviventes a não perderem a esperança, recordando o lema de D. Paulo Evaristo Arns, “De esperança em esperança!” e disse que sempre podem contar com a mão amiga de quem está ali para auxiliá-lo nos momentos mais difíceis, para sair dessa situação.

O projeto necessita de doações em geral para um bom andamento dos trabalhos, em particular roupas masculinas

Contato: rederua12@gmail.com e telefone e whatsApp (11) 3311-6642).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários