Eleição aos conselhos tutelares tem recorde de eleitores na capital paulista

No domingo, dia 1o, eleitores nos 5.570 munícipios do Brasil foram às urnas para a escolha de seus representantes nos 6,1 mil conselhos tutelares, órgãos permanentes e autônomos criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), encarregados pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

A votação não foi obrigatória e cada eleito pôde votar em até cinco candidatos. Na capital paulista, 202,3 mil pessoas compareceram às urnas, 35% a mais do que na última eleição para conselheiros tutelares em 2019. Foram eleitos 260 conselheiros, cinco para cada um dos 52 conselhos tutelares da cidade de São Paulo.

O processo de escolha foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Diretos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A votação ocorreu em 325 pontos da cidade e foram disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral 2.026 urnas eletrônicas. Foram contabilizados 1.011.930 votos, somando válidos, brancos e nulos. A posse dos conselheiros está marcada para 10 de janeiro de 2024.

O resultado definitivo da eleição na cidade de São Paulo será publicado em 11 de outubro. O preliminar já pode ser visto no seguinte link:  https://curtlink.com/Ijk8uI8N.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários