Eleição para o conselho tutelar ocorre no domingo, 1/10 – veja a lista de candidatos e onde votar

Divulgação

A cidade de São Paulo tem o maior número de candidatos para concorrer às eleições para os Conselhos Tutelares, que serão realizadas em 1º de outubro em todo o Brasil. A capital conta com 52 unidades, espalhadas por todas as regiões, e 1.244 habilitados para a disputa.  Além disso, o número de eleitores envolvidos é equivalente ao colégio eleitoral de muitos municípios. Em 2019, foram 150 mil eleitores, número superior ao de cidades como Araçatuba (143 mil), Botucatu (108 mil) e Bragança Paulista (126,8 mil), entre outras.

A importância da participação social nesta importante eleição é ressaltada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA/SP), Esequias Marcelino da Silva Filho. “Por ser um processo de escolha cujo voto não é obrigatório, é muito importante que as pessoas se engajem, buscando conhecer os candidatos de sua região e suas propostas para a garantia da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e votem no dia 1º de outubro”.

O papel dos Conselhos Tutelares na defesa dos direitos das crianças e adolescentes é imprescindível em uma metrópole como São Paulo. Além de defendê-los de violações e maus tratos, é a conselheira ou o conselheiro tutelar que encaminha as necessidades de mães e outras pessoas responsáveis em busca de serviços públicos para crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar desempenhou papéis muito importantes na indicação de locais onde a demanda por creches era maior, o que contribuiu para zerar a fila por vagas e também durante a crise sanitária da pandemia, auxiliando a identificar famílias que precisavam de auxílio para fazer o Cadastro Único (CadÚnico) e participar de programas de assistência desenvolvidos pela municipalidade. 

Como votar
As eleições para os Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo se assemelham às eleições municipais para prefeito e vereadores. No entanto o pleito é facultativo e a quantidade de votantes é menor. Há menos pontos de votação, 325 no total.

lista com a seção eleitoral onde o eleitor pode votar pode ser encontrada no site da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que pode ser diferente do local onde a eleição ocorreu nos últimos anos. A mesma lista impressa será afixada nas seções eleitorais para consulta de todos os eleitores.

Até cinco candidatos podem ser escolhidos por um eleitor. Esta é a primeira vez que serão utilizadas urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, para a realização do processo.

Quem pode votar
Pessoas a partir dos 16 anos que estejam em dia com os seus compromissos eleitorais podem votar no Conselho Tutelar da Subprefeitura onde têm o seu Título. Para votar, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte, o Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou a Carteira Profissional.

A eleição na cidade de São Paulo tem 1.244 candidatas e candidatos habilitados. Confira a lista completa.

Sobre os Conselhos Tutelares
Os Conselhos Tutelares foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. Segundo o artigo 131 do ECA, os CTs são órgãos autônomos e independentes, que têm como função a garantia e a proteção integral de crianças e adolescentes. 

Os Conselhos Tutelares funcionam das 8 às 17 horas, de segunda a sexta, com plantões à distância após às 17h e nos fins de semana e feriados. A localização dos conselhos pode ser consultada aqui.

 Serviço
O que: Processo Unificado de Escolha de Conselhos Tutelares
Quando: 1º de outubro de 2023
Onde: 325 postos de votação (cada eleitor deve consultar o local correspondente a sua seção eleitoral).
Horário: 8h às 17h

Fonte: Prefeitura de São Paulo

24 comentários em “Eleição para o conselho tutelar ocorre no domingo, 1/10 – veja a lista de candidatos e onde votar”

  1. Parece evidente que não divulgam nenhuma informação relevante que a população precise saber sobre os candidatos e suas propostas porque não é do interesse deles que os pais saibam quais são suas reais intenções para com as crianças e adolescentes. A agenda de muitos desses “candidatos” não está alinhada com o bem estar das famílias, mas em promover seus (e de quem os patrocina) interesses escusos, até que sejam “eleitos” e coloquem em ação projetos malignos. Não basta dizer, como muitos fazem, que “lutam pelos direitos da criança e do adolescente”. Saber isso é muito pouco, em se tratando do bem mais precioso que temos: nossos filhos. Tais candidatos precisam dizer quem são e a que vieram de forma clara e transparente.

    Responder
  2. Como vou votar se tenho somente uma lista de nomes e números? Quero saber quem são, o que fazem, qual a formação acadêmica, se têm notável capacidade moral e princípios justos para assumir o cargo.

    Responder
  3. Caríssimos, alguns candidatos são de caminhada na Igreja Católica. Certamente, estes já se apresentaram às paróquias próximas ao conselho, explicando de que maneira pretendem atuar em favor do direito das crianças e dos adolescentes. As lideranças pastorais de cada paróquia certamente saberão falar a respeito. Uma outra alternativa para buscar informações sobre os candidatos são as redes sociais: a busca pode ser feita pelo “número e nome do candidato + conselho tutelar”.

    Responder
    • Enquanto isso a IURD de forma organizada divulga seus candidatos, nós católicos ficamos nem mesmo saber quem são os nossos. Reportagem inútil, perderam a oportunidade de engajar o povo católico neste eleição.

  4. Lamentável esse chamamento para um assunto tão importante por se tratar de crianças e adolescentes, e não acessármos os candidatos e seus históricos facilmente. Decepcionante!

    Responder
  5. Bom dia a todos. Meu título de eleitor é do Rio de Janeiro, mas estou em São Paulo. Voces sabem se eu posso votar para conselheiros do Conselho Tutelar em São Paulo, na subprefeitura onde moro? Muito obrigada! E uma excelente eleição para todos.

    Responder

Deixe um comentário