Eleitor na capital paulista terá passe livre em ônibus e vans em 30 de outubro

Transporte gratuito ocorrerá em qualquer linha entre das 6h às 20h

A Prefeitura de São Paulo anunciou na segunda-feira, 24, que haverá gratuidade no transporte por ônibus e vans na cidade de São Paulo, no domingo, 30, data do 2o turno das eleições presidencial e ao governo do estado de São Paulo.

A decisão foi tomada em reunião com secretários municipais, e, em seguida, apresentada a representantes da sociedade civil.

A Prefeitura também manterá o acréscimo de 2 mil ônibus à frota que normalmente circula aos domingos, como ocorreu no 1o turno. A gratuidade será das 6h às 20h para todos os passageiros.

A medida vai ao encontro à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza as prefeituras de todo o país a adotarem a gratuidade dos ônibus no dia das eleições, de forma a garantir que os eleitores tenham condições de votar.

A decisão ocorre após vários políticos e organizações ingressarem com ações para pedir a gratuidade no transporte público na capital paulista no dia das eleições. Na sexta-feira, 21, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) manifestou-se favorável às ações.

“Analisamos as estatísticas do primeiro turno e ficou claro que o transporte não foi um impedimento para que a população exercesse seu direito ao voto, mesmo porque, as maiores abstenções foram nas regiões centrais da cidade, por motivos diversos. Mesmo assim, vamos oferecer a gratuidade no segundo turno para incentivar a todos que compareçam às urnas, fortalecendo a democracia e dando a esta data sua devida importância”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

No domingo, 30, das 6h às 20h, os passageiros vão embarcar pela porta traseira dos ônibus. Caso a entrada seja pela dianteira, deverá descer pela frente.

(Com informações da Prefeitura de São Paulo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários