Em assembleia geral são aprovadas as contas de 2022 da Caritas Arquidiocesana

A Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) apresentou o seu balanço de 2022 na 59ª Assembleia Geral Ordinária, na quinta-feira, 16, conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, o Cardeal Odilo Pedro Scherer. As contas da entidade foram aprovadas por unanimidade pelos membros da assembleia.

Fotos: Comunicação CASP

Além do Arcebispo Metropolitano, compuseram a mesa da assembleia Dom Ângelo Ademir Mezzari, Dom Carlos Silva e Dom José Benedito Cardoso, Bispos Auxiliares da Arquidiocese de São Paulo.

O balanço de 2022 da CASP foi apresentado pelo diretor tesoureiro, Fábio Henrique Krubiniki. Ele reforçou que, por detrás dos números, houve a “enorme contribuição de pessoas que o auxiliaram na construção e produção do balanço”. Também ressaltou a importância do papel daqueles que colaboram com a CASP para que possa exercer o seu papel social de promover a caridade, em projetos como o Serviço de Acolhida e Orientação para Refugiados (SAOR), desenvolvido em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Projeto Autonomia para Jovens, cujo parceiro é o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Projeto Labores, com o Ministério da Justiça e Segurança Pública; além dos projetos desenvolvidos por cada um dos seis Núcleos Regionais.

“Vocês podem ter a certeza de que todas essas pessoas estão trabalhando arduamente para que os recursos doados por nossos parceiros sejam destinados da maneira mais correta possível para a transformação das vidas daqueles a quem se dedicam”, salientou Krubiniki.

ANIVERSÁRIO E CAMPANHA

O diretor da CASP, o Diácono Márcio Ribeiro, aproveitou a oportunidade para informar os projetos em curso, como o novo site da CASP, que será lançado no dia 4 de abril, quando a organização completa 55 anos.

“O site, juntamente com nossas redes sociais, será um canal de comunicação muito importante para divulgar com bastante transparência todos os serviços e ações da Caritas e de seus Núcleos Regionais”, disse.

Ribeiro antecipou o resultado da Campanha SOS Litoral Norte, realizada pela Arquidiocese de São Paulo por meio da CASP, para ajudar as vítimas das fortes chuvas que caíram na região no feriado prolongado de carnaval. Foram arrecadados R$ 233 mil, proveniente de 758 contribuições, recursos que foram encaminhados para a Paróquia de São Sebastião e a Caritas local.

O Diácono Márcio Ribeiro também enfatizou a continuidade do processo de fortalecimento dos Núcleos Regionais, no âmbito do projeto Promove, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, subsidiado pela Congregação Irmãs da Santa Cruz.

Por fim, o Vice-diretor da CASP, Padre Marcelo Maróstica Quadro, destacou o papel do organismo na promoção e proteção de direitos de pessoas em situação de refúgio no Brasil. Em 23 de janeiro, ele esteve em Brasília representando a CASP, em reunião no Ministério da Justiça, ocasião em que foi criado um grupo de trabalho do qual a CASP participará do eixo de número 3, para discutir diretrizes visando combater a xenofobia e o racismo. Nesse grupo, a CASP terá direito a voz e voto.

Por fim, Dom Odilo enfatizou o extraordinário serviço promovido pela CASP no atendimento das pessoas em situação de refúgio. “A caridade organizada agrega à caridade”, frisou, encorajando a CASP a preparar voluntários ao serviço das pessoas e do Reino de Deus.

(Texto: Assessoria de comunicação da CASP)

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
María auxiliadora Calderón escalona
María auxiliadora Calderón escalona
1 ano atrás

Dios los bendiga siempre 🙏🙏