Em missas, Cardeal Scherer anuncia mudanças em paróquias na Brasilândia

Congregação São Vicente de Paulo assumirá o cuidado pastoral da Paróquia São José Operário, no Jardim Damasceno, e Cônegos Lateranenses estarão à frente da Paróquia Imaculado Coração de Maria

No domingo, 17, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu missa na Comunidade Nossa Senhora das Dores, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Região Episcopal da Brasilândia, durante a qual anunciou que a partir do fim deste mês a Congregação São Vicente de Paulo (Vicentinos) deixará de atuar nesta Paróquia para ficar à frente da Paróquia São José Operário, no Jardim Damasceno, na mesma Região Episcopal.

Padre Dorival (à esq.) concelebra, com os Padres Gilson e Fabiano, missa presidida por Dom Odilo (fotos: Luciney Martins/ O SÃO PAULO)

Já a Paróquia Imaculado Coração de Maria estará sob os cuidados da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho da Congregação do Santíssimo Salvador Lateranense, popularmente conhecidos por Cônegos Lateranenses. Padre Dorival Ferreira Leite, 47, será o responsável pelos cuidados pastorais da Paróquia a partir do dia 29. Ele foi um dos concelebrantes da missa do último domingo, assim como os Padres Gilson Feliciano Ferreira, dos Vicentinos, até então Vigário Paroquial, e Fabrício Mendes de Moraes.

Em missão a serviço do Reino

Ao falar da mudança, Dom Odilo enfatizou o trabalho missionário desempenhado pelos religiosos vicentinos ao longo dos 27 anos e ressaltou a dinâmica evangélica do serviço, recordando a parábola da semente (cf. Mc 4,26-34).

“As sementes plantadas pelos religiosos nesta comunidade caíram em terreno fértil, cresceram e produziram frutos. Frutos que manifestam o rosto de Deus. Os padres são enviados para estar no meio do povo a serviço da construção do Reino. As mudanças acontecem para renovar o vigor apostólico. Deus chama e envia para a missão: a Igreja é missionária”, destacou o Cardeal.

“São quase três décadas a serviço na Igreja local. Todos os padres vicentinos que por aqui passaram edificaram a história da fé deste povo sedento de Deus. Construíram, também, a dinâmica paroquial, implantando novas pastorais, ampliando as estruturas físicas com muito empenho e doação”, destacou Padre Gilson, 43, que atuou na comunidade nos últimos seis anos e, agora, parte para a nova missão na Paróquia São José Operário.

“Sou grato e feliz pela experiência aqui vivida. Aprendi a ser padre nesta Paróquia, onde iniciei o ministério sacerdotal. Aqui, aprendi o verdadeiro significado de ser pastor e pude sentir o cheiro das ovelhas sedentas que Cristo nos ensina no Evangelho de Jo 10,1-10”, complementou o Sacerdote vicentino.

Gratidão

Entre os paroquianos e lideranças pastorais, o momento foi de ação de graças pela obra evangelizadora construída pelos religiosos. “A Congregação, em sua atuação ao longo dos anos, cultivou em nós as sementes da fé, da esperança e da caridade. Guiou os paroquianos no caminho do Evangelho, do amor ao próximo e do zelo para com as obras de Deus”, destacou Luvane Pereira de Oliveira, 54, membro do conselho administrativo paroquial.

“A mudança sempre gera impacto, vamos sentir saudades, mas receber o novo com positividade é obrigação de todo cristão”, falou, emocionada, Francisca de Assis da Silva Soares, 67, Ministra da Eucaristia na Comunidade Nossa Senhora das Dores.

Padre Dorival afirma que assumirá a Paróquia com o desejo de continuar a missão já iniciada e implementar novos projetos de evangelização. “Assumir a missão na Paróquia Imaculado Coração de Maria é motivo de alegria e oportunidade para renovar o vigor apostólico. A vida pastoral nas periferias, de fato, é lugar de encontro com Cristo e com o povo”, salientou o Sacerdote, que retornou recentemente ao Brasil, após dois anos em Roma.

Padre José Ferreira Filho será o Secretário do Arcebispo

Padre José Ferreira concelebra missa presidida pelo Cardeal Scherer na Paróquia São José Operário, no domingo, 17

Ainda na manhã do domingo, 17, em missa na Paróquia São José Operário, no bairro Jardim Damasceno, o Cardeal Scherer anunciou aos fiéis que o Padre José Ferreira Filho, atual Administrador Paroquial, assumirá a função de Secretário Episcopal. A Paróquia passará aos cuidados pastoral da Congregação São Vicente de Paulo (Vicentinos), a partir do dia 31, tendo à frente o  Padre Gilson Feliciano Ferreira (leia mais acima).

Durante a missa, Dom Odilo agradeceu o trabalho desempenhado pelo Padre José e encorajou os paroquianos a permanecerem firmes na fé. “O ano de 2021 é dedicado pelo Papa Francisco a São José. A Paróquia em que estamos também é dedicada a este Santo, então que, a exemplo dele, possamos acolher Jesus, acolher a vontade de Deus e realizar os desígnios divinos em nossa missão cotidiana”, ressaltou.

Os membros das comunidades que compõem a Paróquia expressaram gratidão pelo trabalho do atual Administrador. “Ele é um homem ungido por Deus e deixa para todos os paroquianos um testemunho de santidade e fidelidade ao sacerdócio. Em dois anos, ele nos ensinou a importância da comunicação paroquial, do amor ao próximo, sempre foi solícito e presente na vida dos paroquianos. Ele é, de fato, o pastor que fica no meio do seu rebanho”, comentou Geraldo Cabral, coordenador paroquial.

Padre José Ferreira Filho não esconde o quanto é grato pela oportunidade à frente da Paróquia do Jardim Damasceno: “Sou muito feliz aqui e agradeço profundamente o ensinamento que recebi de cada um. Embora seja uma comunidade necessitada de tantas coisas, a riqueza humana e espiritual aqui é imensa! Uma enorme família, com uma acolhida inigualável”. Ele enfatizou, ainda, que está aberto à nova missão e confiante em seguir a vontade de Deus. “Abraço este convite com muita alegria. Farei o meu melhor para dar conta dos desafios que vêm pela frente. Sei que Deus me conduzirá nesta jornada”, afirmou.

Ao final, Dom Odilo recordou que em 13 de fevereiro, às 15h, na Catedral da Sé, acontecerá a ordenação episcopal do Frei Carlos Silva, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que foi nomeado pelo Papa Francisco, em 16 de dezembro de 2020, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Ele será designado pelo Arcebispo Metropolitano como Vigário Episcopal da Região Brasilândia.

Missa com o Cardeal Scherer na Paróquia São José Operário, dia 17

AGENDA

29/01 – 20h – Missa de posse do Padre Dorival Ferreira Leite na Paróquia Imaculado Coração de Maria (Rua Nortelândia, 94, Jardim Vista Alegre);

31/01 – 10h45 – Missa de posse do Padre Gilson Feliciano Ferreira na Paróquia São José Operário (Avenida Hugo Ítalo Merigo, 1.152, Jardim Damasceno);

13/02 – 15h – Ordenação episcopal do Frei Carlos Silva, na Catedral da Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários