Francisco Hirota e Babi Vasconcelos destacaram ao O SÃO PAULO o impacto positivo da espiritualidade católica no mundo corporativo; ADCE Brasil atua para orientar os dirigentes cristãos de empresas

“Nunca devemos esquecer que todas as nossas capacidades, inclusive o sucesso nos negócios, são dons de Deus e ‘deveriam ser claramente orientadas para o desenvolvimento dos outros e para a eliminação da pobreza, especialmente por meio da criação de diversificadas oportunidades de emprego’ (encíclica Fratelli tutti 123). A mudança requer sempre coragem. Mas a verdadeira coragem exige também que se saiba reconhecer a graça divina na nossa vida”.
Assim se dirigiu o Papa Francisco a empresários de diferentes partes do mundo que participaram do Congresso da Uniapac Internacional, em outubro de 2022, em Roma.
“Estávamos com quase 500 representantes do mundo todo. Foi um momento de bênção, que reafirmou nosso compromisso de evangelização e renovou nossa missão aos empresários”, recorda Gigi Cavalieri, presidente do conselho da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE Brasil) e ex-presidente da Uniapac Latino-Americana.
Fundada em São Paulo em 1961, a ADCE (www.adcebrasil.org.br) surgiu do movimento da Uniapac Internacional com o propósito de humanizar os negócios e gerar impacto positivo na sociedade. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que promove o diálogo inter-religioso e valoriza a diversidade, conectando empresários e colaboradores.
Integrando oração e decisões estratégicas, seus membros buscam transformar as empresas em espaços de justiça e ética, fortalecendo relações, melhorando o ambiente organizacional e incentivando práticas empresariais responsáveis.
“Temos cerca de 40 mil membros no mundo, presente em 40 países, 5 mil no Brasil. Nosso objetivo é promover entre os líderes empresariais, dirigentes de empresas e empreendedores a formação e a implementação de uma economia que sirva, antes de tudo, às pessoas e ao bem comum”, explica Gigi.
A ADCE conta com o apoio das conferências episcopais dos países em que atua e realiza diversas iniciativas, como missas nas empresas, retiros, congressos, estudos das encíclicas papais e capacitações baseadas nos ensinamentos do Evangelho. “Nossa missão é humanizar as empresas com foco na fé, sustentabilidade, ética, compliance, uso consciente dos recursos naturais e preservação do meio ambiente”, detalha a presidente do conselho da ADCE Brasil.
A FÉ COMO PROPÓSITO DE VIDA NO TRABALHO

No mundo corporativo, a busca pelo sentido do trabalho vai além dos resultados financeiros. Para Francisco Hirota, presidente do Grupo Hirota, a fé no trabalho não apenas molda o ambiente corporativo, mas também fortalece relações e impulsiona o desenvolvimento humano e profissional.
Em entrevista ao O SÃO PAULO, Hirota destacou que as manifestações de fé fortalecem os laços entre empregador e empregado, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. Entre os impactos positivos, ele ressaltou:
- Maior compromisso e engajamento dos colaboradores;
- Fortalecimento da confiança e do respeito mútuo;
- Relacionamentos pautados em valores éticos e respeito;
- Competitividade saudável, sem prejudicar os colegas;
- Aumento da produtividade, com seriedade e espírito de serviço;
- Melhoria na relação entre colaboradores, gestores e clientes;
- Um ambiente de trabalho mais leve, com alegria e gratidão.
PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA FÉ
Com mais de 2,5 mil colaboradores, o Grupo Hirota adota iniciativas para integrar a fé ao cotidiano corporativo, com abordagens que contribuem “para um ambiente corporativo mais acolhedor, no qual a fé inspira relações saudáveis e produtivas”, disse Francisco Hirota.
Entre as iniciativas estão:
- Momentos de bênção com um padre;
- Presença das imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Guadalupe em todas as lojas inauguradas;
- Oração diária do Pai-Nosso na abertura das lojas, com participação dos colaboradores e, em algumas filiais, também dos clientes;
- Reuniões e treinamentos com momentos de reflexão espiritual;
- Retiros religiosos e oração semanal do Santo Terço;
- Excursões para igrejas e santuários;
- Apoio a entidades sociais;
- Capacitação profissional voltada ao empreendedorismo, sustentabilidade e dignidade familiar.
À LUZ DOS ENSINAMENTOS DE JESUS

Babi Vasconcelos é empresária do segmento de educação e turismo. “Há 50 anos, após um intercâmbio, fundei minha escola de idiomas em Belo Horizonte (MG), minha cidade natal, e depois uma agência de turismo. Desde então, os ensinamentos de Jesus foram fundamentais na missão da empresa”, afirma.
“É impressionante como a dimensão da fé transforma ambientes e pessoas. Ela ilumina e contagia”, destaca. Segundo Babi, isso se reflete no compromisso coletivo, no engajamento com a causa e no respeito entre colegas e clientes.
Com uma equipe de 80 colaboradores, Babi percebe que, independentemente da crença, muitos são inspirados pelo testemunho dela e buscam um contato mais profundo com Deus.
“Esse ambiente torna o trabalho mais leve e os colaboradores mais felizes”, ressalta. Integrante da ADCE há 12 anos, ela vê na associação um espaço que fortalece e promove essa vivência no mundo empresarial.