Estão abertas as inscrições para candidatos aos 52 Conselhos Tutelares da cidade de São Paulo

O período vai de 22 de maio a 12 de junho, pelo Portal SP 156

Reprodução

A cidade de São Paulo tem 52 Conselhos Tutelares (CT) ligados administrativamente à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e distribuídos por todas as regiões do município. Cada CT conta com cinco conselheiros e seus respectivos suplentes, que totalizam 260 vagas de titulares, para as quais haverá eleição em outubro. As inscrições para os candidatos estão abertas até 12 de junho.

Para participar do processo unificado de seleção de candidatos ao CT, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo (CMDCA/SP), é preciso ter mais de 21 anos, ensino médio completo, comprovada experiência na área de direitos da criança e adolescente, reconhecida idoneidade moral e residir no Município de São Paulo na área de abrangência da Subprefeitura onde fica o CT para o qual pretende se candidatar.

A inscrição dos candidatos será exclusivamente pelo Portal de Atendimento SP156. O processo de escolha se dará em duas etapas. A primeira é a de inscrição e análise dos documentos dos candidatos. A segunda, compreende a eleição que será realizada em 1º de outubro deste ano, homologação do resultado e a posse dos eleitos em 10 de janeiro de 2024.

 Informações e orientações sobre como se inscrever, quais os documentos exigidos e funções dosconselheiros tutelares podem ser consultados no Edital do processo de escolha e também no Manual do Processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares, disponível nesse link. O mandato dos conselheiros tutelares é de quatro anos.

Podem votar na eleição do CT cidadãos residentes no Município de São Paulo e em pleno gozo dos direitos políticos, de acordo com seu domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em até cinco candidatos.

LEIA TAMBÉM
Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo lança cartilha sobre as eleições do Conselho Tutelar

Sobre os Conselhos Tutelares

Os Conselhos Tutelares foram criados a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. Segundo o artigo 131 do ECA, os CTs são órgãos autônomos e independentes, que tem como função a garantia e a proteção integral de crianças e adolescentes; e estão dispostos em todos os municípios do país.

São eleitos como titulares os cinco candidatos mais bem votados para cada um dos 52 CTs, com respectivos suplentes. Os 260 conselheiros eleitos recebem salário de R$ 4.000,00 mais benefícios como férias, licença maternidade e paternidade, 13º salário, auxílios refeição e transporte. O CT funciona das 8 às 17 horas de segunda a sexta e possui regime de plantão à distância após às 17h e nos fins de semana e feriados.

Em 2023, foi promulgado decreto municipal concede novos benefícios para os conselheiros, como o direito a utilizarem os serviços do Hospital do Servidor Público Municipal e ao vale-alimentação. 

Outra novidade foi a criação de um regime disciplinar aplicável aos conselheiros e de uma comissão disciplinar e de ética, que terá o papel de receber denúncias e realizar apurações na hipótese de cometimento de eventuais infrações por conselheiros tutelares no desempenho de suas funções.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários