Evento reunirá familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer em 30/09

A Rede Cuida de Mim, criada para agregar familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer, realizará em 30 de setembro, das 9h às 16h, o “IV Mutirão 2023 #cuidademim”.

A atividade será na  Bibliaspa – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul, Países Árabes e África, localizada na Rua Baronesa de Itu, 639, bairro de Santa Cecília.

A proposta do Mutirão é oferecer ao cuidador familiar orientação, informação e apoio; construir pontes entre os profissionais e o cuidador, com vistas a responder a estas duas questões centrais: “Quem é o cuidador familiar?” e “Quem cuida do cuidador?”.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura, com Míriam Morata, Arquiteta, idealizadora da rede cuida de mim.

9h15 – “Cuidador, você tem um plano B para sua vida pós-cuidados ?”, palestra com Cláudia Alves, pedagoga gerontóloga, mentora do método Lovecare, criadora da página “O Bom do Alzheimer”.

10h – “Efeitos dos jogos digitais na prevenção da Doença de Alzheimer e melhora na qualidade de vida das cuidadoras e pessoas idosas”, com o Prof. Fábio Ota, CEO da ISGAME, e pesquisador Responsável pelo projeto “Programação de Games para o desenvolvimento do raciocínio lógico e prevenção do declínio cognitivo em Idosos” no Programa da FAPESP.

11h – “Como equilibrar as emoções através da EFT”, com a Dra. Rosa Malena Doretto, farmacêutica, especialista em Homeopatia Farmacêutica, Florais, Biomagnetismo, Restauração Biomolecular, Barras de Access e EFT.

13h – “Inner Ballance – Cuidando de mim através do movimento. Uma proposta de pausa ativa para nossa saúde física, mental e emocional”, com a  Profa. Monica Kestener, fisioterapeuta, instrutora de Pilates e Inner Balance. Criadora do Projeto Mutatis.

14h – “Alzheimer não tem cura, mas tem tratamento”, com  o Prof. Dr. Gustavo Alves dos Santos, farmacêutico, professor da Faculdade de Medicina São Leopoldo MANDIC de Araras (SP) e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (SP) e UNICAMP (SP).

15h – “Prevenção da Demência com o Método Yura”, com a Profa. Dra. Deusivania Falcão, psicóloga e professora da USP; e com a Profa. Dra. Rosa Chubaci, enfermeira professora da USP.

16h – Encerramento – Miriam Morata

ATIVIDADES PARALELAS

– Roda de Conversa Saúde Mental – Grupo de até 5 pessoas para falar sobre saúde mental  – Ana Lucia Esteves, Psicóloga/Psicanalista; Isabela Doretto Massura, Psicóloga.

– Roda de Conversa sobre o impacto do Alzheimer na vida das pessoas – Cláudia Alves, Gerontóloga.

– Círculo de Construção de Paz – com as facilitadoras Carla Rodrigues de Souza – Técnica Judiciária – Justiça Federal de São Paulo; Mayra Lúcia Araujo Jacchieri, Membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB-SP.

– Propostas de como transportar, manusear quem cuidamos sem nos machucar. – Profa. Monica Kestener, Fisioterapeuta.

– Odontologia – Orientação higiene bucal. – Dr. Rafael Legati, Cirurgião Dentista.

– Orientação o que é Alzheimer e importância da participação dos cuidadores nas pesquisas. – Dra. Mariel Carolina Montiel Aponte, Médica.

– Plantas Medicinais para auxiliar no tratamento do paciente e cuidador – Maria Carmen Romero Ferrari, Bióloga.

– Orientação adaptação da casa. – Míriam Morata, Arquiteta.

– Pesquisa – levantamento das necessidades do cuidador. Indicação de programas sociais e projetos que existem nos bairros; importância da organização de grupos de apoio. – Janete Pereira, Assistente Social. 

Durante o evento, haverá Exposição e venda de livros dos palestrantes e voluntários.

O evento é gratuito. CLIQUE AQUI E SE INSCREVA.

Outras informações podem ser obtidas com Míriam Morata pelo telefone (11) 97674-9855.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Neusa Maria Zakowicz
Neusa Maria Zakowicz
6 meses atrás

Não posso me escrever,eu sou cuidadora, mais moro em Porto Alegre Río Grande do Sul! Um carinhoso abraço