ExpoCatólica: a Turma da Mônica conta ‘A história de Jesus’

Livro de autoria do Padre Luís Erlin, CMF, conta com ilustrações de Maurício de Sousa

Padre Luís Erlin, CMF (foto: Luciney Martins)

Ao longo dos quatro dias da ExpoCatólica 2024, famílias inteiras visitaram os estandes da principal feira de produtos e serviços católicos da América Latina e do Brasil. E os atrativos em exposição também contemplaram as crianças, como os jogos e brinquedos voltados à evangelização infantil, bem como livros.

No estande da Editora Ave-Maria aconteceu o lançamento do livro “A História de Jesus com a Turma da Mônica”, de autoria do Padre Luís Erlin, CMF, com ilustrações de Maurício de Sousa.

Em 15 capítulos, por meio de uma linguagem lúdica e acessível às crianças, é narrada a história do Salvador e os ensinamentos de amor e perdão que ele deixou à humanidade.

“Este livro percorre as principais passagens da vida de Jesus, mas não é somente um relato da vida dele. A intenção é que a criança tenha uma noção da importância da história da Salvação realizada em Jesus Cristo. É uma história lúdica, com os personagens da Turma da Mônica. E para minha surpresa, também acabei virando personagem da turma, já que um padre conta a história para as crianças e é a minha figura que aparece lá contando esta história de Salvação”, disse o Sacerdote ao O SÃO PAULO.

Padre Luís recorda que Maurício de Sousa é colaborador de longa data da Editora Ave-Maria, já tendo ilustrado páginas da tradicional revista Ave Maria na década de 1960 e tendo lançado o primeiro livro com a editora em 1973, chamado “Jesus é nosso amigo”, que teve grande sucesso editorial.

Desde 2007, a editora já lançou sete livros em parceria com Maurício de Sousa, com intuito de evangelizar as crianças com conteúdo católico.

Questionado sobre como é produzir conteúdo para o público infantil, que cada vez mais cedo tem contato com o digital, Padre Luís lembra que as editoras têm buscado estar nas redes sociais para atrair as novas gerações ao impresso. “E temos visto também que os próprios jovens se utilizam destes mecanismos modernos para evangelizar outros jovens. Vivemos, portanto, um bonito momento em que os leigos evangelizam outros leigos”, concluiu.

Outro livro lançando pelo Padre Luís durante a ExpoCatólica foi “Humilde – O jumentinho de Maria”, relatando a história do jumentinho que ferido à beira da morte passa a ser cuidado e acolhido pela Sagrada Família de Nazaré, e, assim, testemunha os milagres e desafios da vida de Jesus.

“Quem conhece dois outros livros meus – ‘9 meses com Maria’ e ‘3 Meses com São José’, sabe da importância deste animal, o Humilde, na vida da Sagrada Família. E fui percebendo que as pessoas tinham um carinho muito grande por este personagem, já que todas às vezes que eu postava algo nas redes sociais referente a ele, as pessoas ficavam muito comovidas. Portanto, eu trouxe a história da Sagrada Família aos olhos deste animal. É uma história de muita ternura, e a gente percebe que Deus é dono de tudo, inclusive dos nossos encontros, mesmo com os animais, sobretudo com os animais de estimação, que têm uma missão na nossa vida, da mesma forma como o Humilde teve uma missão importante na vida de Jesus, José e Maria”, afirmou.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria Lopes
Maria Lopes
10 dias atrás

Gostei muito dessa proposta de usar os personagens de um Livro p crianças para Catequisar nossas pequeninos!