Mostra gratuita revela detalhes inéditos das 56 obras de arte da Catedral, com recursos sensoriais e históricos

No domingo, 14, foi inaugurada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção uma exposição que proporciona aos fiéis uma nova maneira de contemplar a beleza e história do templo inaugurado em 1954.
Após presidir a missa das 11h no 3º Domingo do Advento, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, abençoou e inaugurou oficialmente a exposição “Luz: Vitrais da Sé”.
A cerimônia contou com a presença de dezenas de fiéis, marcando as comemorações dos 280 anos de criação da Diocese de São Paulo, em 6 de dezembro de 1745.
A exposição convida o público a um “olhar inédito” sobre os 56 vitrais da Catedral, produzidos entre as décadas de 1940 e 1950 por artistas da Hungria, França, Itália e Brasil. Entre os autores, destaca-se o francês Max Ingrand, renomado por seus trabalhos na Catedral de Notre Dame, em Paris.
EXPERIÊNCIA SENSORIAL E HISTÓRICA

Mais do que apenas observar, a mostra propõe uma imersão. Como muitas das obras estão situadas em alturas que dificultam a visualização a olho nu, foram instaladas lunetas e totens informativos que permitem observar os detalhes artísticos in loco.
Um dos grandes diferenciais é a experiência sensorial: uma das instalações reproduz aromas de elementos naturais retratados nos vidros, como uvas, maçãs e flores, permitindo que o visitante “sinta” a arte.

Além do aspecto artístico, a exposição possui um caráter histórico. Uma linha do tempo narra a trajetória dos 280 anos da Diocese/Arquidiocese de São Paulo, cujo jubileu se celebra neste mês, relacionando momentos marcantes da Igreja com fotos históricas e a evolução da iluminação pública da cidade.
A exposição é gratuita e ficará aberta no espaço lateral da Catedral até 15 de março de 2026, das 10h às 18h.
(Apuração:: Fernando Arthur)
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE NATAL

O fim de semana comemorativo foi iniciado já na noite da sexta-feira, 12, com um concerto especial pelo aniversário da Diocese, apresentado pelo Coro Luther King. Sob o título “In Dulci Jubilo”, o grupo apresentou obras tradicionais natalinas e peças de grandes compositores como Isabella Leonarda, D. Buxtehude e C. Monteverdi. (por Redação)
Confira os próximos eventos culturais que serão realizados na Catedral Metropolitana e na Praça da Sé, em conjunto com a São Paulo Schola Cantorum:
Obras sacras ligadas ao período de Natal
Sexta-feira, 19, e sábado, 20
Sessões às 14h, 16h e 18h
Concerto de Natal na Catedral
Quarta-feira, 24,
23h (antecedendo a missa da Noite de Natal)





