Logo do Jornal O São Paulo

Exposição interativa ‘Luz: Vitrais da Sé’ marca as comemorações dos 280 anos de criação da Diocese de São Paulo

Mostra gratuita revela detalhes inéditos das 56 obras de arte da Catedral, com recursos sensoriais e históricos

Luciney Martins/O SÃO PAULO

No domingo, 14, foi inaugurada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção uma exposição que pro­porciona aos fiéis uma nova maneira de contemplar a beleza e história do templo inaugurado em 1954.

Após presidir a missa das 11h no 3º Domingo do Advento, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, abençoou e inaugurou oficialmente a ex­posição “Luz: Vitrais da Sé”.

A cerimônia contou com a presença de dezenas de fiéis, marcando as come­morações dos 280 anos de criação da Diocese de São Paulo, em 6 de dezem­bro de 1745.

A exposição convida o público a um “olhar inédito” sobre os 56 vitrais da Catedral, produzidos entre as décadas de 1940 e 1950 por artistas da Hungria, França, Itália e Brasil. Entre os autores, destaca-se o francês Max Ingrand, reno­mado por seus trabalhos na Catedral de Notre Dame, em Paris.

EXPERIÊNCIA SENSORIAL E HISTÓRICA

Mais do que apenas observar, a mos­tra  propõe uma imersão. Como muitas das obras estão situadas em alturas que dificultam a visualização a olho nu, fo­ram instaladas lunetas e totens informa­tivos que permitem observar os detalhes artísticos in loco.

Um dos grandes diferenciais é a experi­ência sensorial: uma das instalações repro­duz aromas de elementos naturais retrata­dos nos vidros, como uvas, maçãs e flores, permitindo que o visitante “sinta” a arte.

Além do aspecto artístico, a exposição possui um caráter histórico. Uma linha do tempo narra a trajetória dos 280 anos da Diocese/Arquidiocese de São Paulo, cujo jubileu se celebra neste mês, rela­cionando momentos marcantes da Igreja com fotos históricas e a evolução da ilu­minação pública da cidade.

A exposição é gratuita e ficará aberta no espaço lateral da Catedral até 15 de março de 2026, das 10h às 18h.

(Apuração:: Fernando Arthur)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE NATAL

O fim de semana comemorativo foi ini­ciado já na noite da sexta-feira, 12, com um concerto especial pelo aniversário da Diocese, apresentado pelo Coro Lu­ther King. Sob o título “In Dulci Jubilo”, o grupo apresentou obras tradicionais natalinas e peças de grandes composito­res como Isabella Leonarda, D. Buxtehu­de e C. Monteverdi. (por Redação)

Confira os próximos eventos cultu­rais que serão realizados na Cate­dral Metropolitana e na Praça da Sé, em conjunto com a São Paulo Scho­la Cantorum:

Obras sacras ligadas ao período de Natal
Sexta-feira, 19, e sábado, 20
Sessões às 14h, 16h e 18h

Concerto de Natal na Catedral
Quarta-feira, 24,
23h (antecedendo a missa da Noite de Natal)

Deixe um comentário