Faculdade de Direito Canônico promove curso on-line de práticas jurídico-administrativas para cúrias diocesanas

Divulgação

A Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, promove nos dias 8 e 9 de junho um curso de extensão sobre práticas jurídico-administrativas na cúria diocesana.

Realizado na modalidade on-line, a formação sobre a atualidade desse organismo de serviço e comunhão eclesiástica. 

“O Concílio Vaticano II considera que as Cúrias ‘devem ser instrumentos adequados não apenas para a administração, mas também para o fomento das obras de apostolado. Seus membros não são meros funcionários, mas colaboradores do ministério pastoral do Bispo’ (Cf. Christus Dominus, 27).  Deste modo, a Cúria diocesana torna-se uma ‘estrutura usada pelo Bispo para manifestar a caridade pastoral nos seus vários aspectos’ (Cf. Pastores Gregis, 45)”, destaca a apresentação do curso.   

O curso será ministrado pelo Padre Mauricio Landra, da Diocese de Gualeguaychú (Argentina). Ele é doutor em Direito canônico pela Universidade Católica da Argentina (UCA), reitor da mesma faculdade (2013-2019) e Professor Ordinário das cátedras de Metodologia canônica, Igrejas Particulares e Direito matrimonial.

A abertura do curso será feita pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão-Chanceler da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo.

A formação é voltada bispos, mestres e doutores (já diplomados) em Direito canônico e oficiais de Cúria (com graduação em Teologia), mediante comprovação.

Informações e inscrições

As aulas acontecerão nos dias 8 e 9 de junho, das 13h às 16h (horário de Brasília) e serão ministradas em espanhol.

O investimento para a realização completa do curso, incluindo a inscrição, é de R$ 50,00. As inscrições podem ser feitas pelo site www.facdcsp.com.br. Outras informações em (11) 2062-2236 ou pelo e-mail secretaria@facdcsp.com.br.

Veja, a seguir, a programação das aulas:

8 de junho

a) A vocação e missão da Cúria diocesana.

b) Pessoas e organismos.

c) Criatividade e coordenação na Cúria.

d) Metodologia de trabalho. Estatutos e regulamentos.

e) Análise de alguns decretos. Exercício para os participantes.

9 de junho

a) Modelos de formulários de Cúria. Elementos essenciais.

b) Novas tarefas na Cúria diocesana:

– Apoio no exercício do poder judicial do Bispo.

– Assistência de vigilância e prevenção.

– Ajuda na comunhão e missão.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários