‘Família, Igreja e escola: vozes que educam a alma’

Temática foi tratada em um Congresso de Educação Católica realizado em São Paulo

Durante o congresso, Dom Carlos Lema Garcia destaca que a educação cristã deve formar pessoas completas em suas atitudes e personalidade
Matheus Santana Bernardes

Mateus Monteiro Brito, 30, e Daniela Piovezana Gomes Brito, 28, são casados há quatro anos e pais de Gregório, 3, e Clara, 10 meses. O casal dedicou o sábado, 17, para participar do evento “Família, Igreja e escola: vozes que educam a alma”, promovido pela Comunidade Instrumento de Deus, em parceria com o Vicariato Episcopal para a Educação e Universidade da Arquidiocese, no Colégio Padre Luiz Tezza, na zona Norte de São Paulo.

Ao longo do dia, aproximadamente 50 pessoas, entre casais, representantes de escolas católicas, membros de novas comunidades, religiosos e professores participaram do evento que contou com palestras de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade; do professor Marcos Vinícius, diretor do Instituto Regina Caeli, de Jaú (SP); João Ederson de Oliveira e Silva, diretor do Colégio Maria Mater, de Osasco (SP); o casal Nonô e Benê, fundadores da Comunidade Famílias Novas.

Os palestrantes trataram sobre a atuação da família no processo educacional e a contribuição da Igreja para uma educação de qualidade, bem como o papel da escola na formação integral da criança e os desafios da educação na sociedade contemporânea.

“As palestras de hoje nos ajudaram a perceber o quanto a educação começa na família, se estende para o ambiente escolar e se completa na vivência eclesial”, avaliaram Mateus e Daniela.

EDUCAR A ALMA

Camila Araujo Lopes, 42, enfermeira e cofundadora da Comunidade Católica Instrumento de Deus, foi moderadora do evento. Ao O SÃO PAULO, ela afirmou que a atividade buscou “oferecer um diálogo entre as instituições e os pais em busca de uma educação que valorize a tradição, a excelência acadêmica e a formação moral e espiritual dos estudantes”.

“Os pais são protagonistas na educação dos filhos, a escola é o auxílio que promove a educação, e a Igreja é um suporte. Não podemos pensar uma educação católica sem contemplar esse tripé que forma e educa as almas integralmente”, destacou.

Camila falou ainda sobre o processo de educar a alma, que significa “pautar a educação na formação para as virtudes teologais; é formar para o bem à luz dos ensinamentos de Cristo; é pensar na formação integral da mente, por meio do conhecimento intelectual; e da alma, por meio da espiritualidade”.

UMA EDUCAÇÃO VIRTUOSA E QUE BUSQUE A VERDADE

Vanderlei Ferraz de Araujo, 41, moderador da Comunidade Instrumento de Deus, recordou que menos de 10% das famílias católicas participam semanalmente da missa dominical. “Esse dado chama a atenção e nós como comunidade de vida, pais e educadores, queremos contribuir na formação dos pais, das crianças e jovens por meio de uma educação pautada na busca da verdade, da formação para as virtudes, embasados na espiritualidade, integrando a família, a escola e a comunidade eclesial”, afirmou.

Ainda de acordo com os organizadores, o objetivo da educação católica é a “formação para a responsabilidade, para a transformação, para uma conversão de vida, para o caminho de santidade e para a construção de uma sociedade melhor”.

Fundada em 2007, no bairro da Vila Maria, a partir da experiência de um grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, a Comunidade Instrumento de Deus tem por carisma seguir a Jesus Cristo com disponibilidade, alegria e radicalidade, tendo como missão ser “voz de Deus no deserto das vidas”.

Atua na área da educação, promovendo projetos e iniciativas que valorizam a família, a fé e a formação integral, conta atualmente com 46 membros, dos quais 21 consagrados, e realiza encontros formativos semanais, no formato on-line, e reuniões mensais uma vez por mês para compartilhar as experiências de fé.

A IGREJA E A EDUCAÇÃO

Em sua palestra, Dom Carlos Lema Garcia recordou que muitas escolas e universidades começaram junto da Igreja: “Quantas escolas católicas ligadas a congregações religiosas femininas e masculinas temos na Arquidiocese, no Brasil e no mundo, inclusive, estamos reunidos neste colégio das Irmãs Camilianas”.

O Bispo disse que a missão da educação cristã é “formar pessoas completas, não só intelectualmente, mas formar o coração, formar as atitudes, a personalidade, e o caráter”. Também salientou que “todos os cristãos têm direito a uma educação cristã; e o direito a uma formação integral: formação da cabeça, do coração, dos sentimentos, das virtudes, das posturas, das atitudes e da alma”.

Por fim, Dom Carlos Lema enfatizou que Jesus Cristo deve ser o centro da educação cristã: “Pais e educadores, busquem estudar os documentos do Magistério sobre a educação cristã. São conteúdos norteadores que embasam nossa fé e a educação de nossos filhos e alunos”.

EDUCAR PARA A EXCELÊNCIA

João Ederson de Oliveira e Silva, diretor executivo do Colégio Maria Mater, abordou em sua fala a necessidade de uma educação pautada na excelência. “Não é novidade a crise educacional em nosso País. Em resposta a essa realidade, precisamos evidenciar que educar é um ato de amor. Ensinar é compartilhar conhecimento, mas, também, conduzir para a santidade. Educar é a vocação dada por Deus, de modo que nossa missão é educar para a excelência”, disse.

O casal Nonô e Benê refletiu sobre a parceria da escola e com a família. “A família é a promotora de valores humanos e cristãos. Precisamos educar nossos jovens e crianças, fortalecendo os valores éticos, sociais e espirituais”. Lembraram, também, que a educação começa na família. “São Luís e Santa Zélia Martin, pais de Santa Teresinha, educaram as filhas na fé, nos valores e na vivência cristã”, exemplificaram, recordando ainda que é preciso ensinar com o testemunho: “A família é uma escola de vivência e aprendizado”.

Marcus Vinicius, professor do Instituto Regina Caeli, enfatizou que a educação para a virtude acontece em um ambiente familiar. “São Tomás de Aquino, na Suma Teológica questão 95, artigo 1º, fala que a virtude se aprende em um ambiente de família, com conselhos paternos por meio da correção. Ou seja, onde há um pai e uma mãe que corrigem seus filhos, ali vai se formando a virtude na alma da criança”.

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