Foi a primeira vez que na Paróquia de Pinheiros celebrou-se este dia em comunhão com o Santuário Internacional de Montserrat, que se localiza em Barcelona, na Espanha
![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2021/05/12-Regiao-Se-N.Sra_.Monte_Serrate-1-creditos-Irmã-Michelli-02-1024x848.jpg)
A Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, Setor Pastoral Pinheiros, celebrou, em 27 de abril, o Dia da Virgem Negra de Montserrat, que é popularmente conhecida como La Moreneta (A morena).
Foi a primeira vez que na Paróquia de Pinheiros – como é conhecida no bairro – celebrou-se este dia em comunhão com o Santuário Internacional de Montserrat, que se localiza em Barcelona, na Espanha, resgatando a origem dessa devoção que teve início no século IX e é uma das mais antigas da Igreja Católica. Outrora, a data que se comemorava essa solenidade no Brasil, era em 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora.
A missa foi presidida pelo Padre Vandro Pisaneschi, Pároco, e concelebrada pelo Padre José Edson Santana, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Vila Beatriz, também no Setor Pastoral Pinheiros.
A comunhão com o Santuário Internacional não ocorreu somente pela solenidade da data, mas também trouxe os mesmos ritos litúrgicos da missa realizada no Mosteiro de Montserrat, na Catalunha.
![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2021/05/12-Regiao-Se-N.Sra_.Monte_Serrate-1-creditos-Irmã-Michelli-03-1024x895.jpg)
Padre Vandro, na homilia, apresentou fatos da história da Virgem Maria, contrapondo com a realidade da vida cotidiana. Expôs a necessidade de sermos humildes como Maria, que foi grande porque tirou seu coração do peito e entregou à Jesus. “Esse coração é seu filho, o leve para onde quiser”. É por esse motivo que a encontramos na cruz, mas também em Pentecostes com os apóstolos no cenáculo, aquele que têm o coração pequeno o entrega à Deus permitindo que ele lhe dê forças e o guie.
A celebração foi encerrada com a consagração a Virgem de Montserrat. Logo após, foi cantado pela primeira vez na paróquia o hino “Virolai”, cântico oficial da padroeira da Catalunha.
(Colaborou: Pamela Pio)