Fiéis e clérigos rendem graças a Deus pelos 40 anos de episcopado de Dom Fernando Figueiredo, OFM

Larissa Nascimento/PASCOM DIOCESE DE SANTO AMARO

Em missa na tarde do sábado, 9, no Santuário Theotokos – Mãe de Deus, na Diocese de Santo Amaro, na capital paulista, Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, celebrou seus 40 anos de episcopado.

O Prelado, de 84 anos, foi ordenado Bispo em 1984. Ele presidiu a Eucaristia, tendo entre os concelebrantes o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; Dom José Negri, PIME, Bispo de Santo Amaro; Dom Marcelo Antonio, Bispo Auxiliar daquela Diocese; e Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário-geral do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre os participantes da missa na assembleia de fiéis estiveram o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, representando o governador Tarcísio de Freitas.

No começo da missa, Dom José Negri louvou a Deus por todo o empenho de Dom Fernando, que foi o primeiro Bispo de Santo Amaro, entre 1989 e 2015, e atualmente, como emérito, continua a colaborar com a vida pastoral da Diocese.

“Com São Francisco, queremos dizer: Louvado seja, meu Senhor, pela vida de Dom Fernando, pelo seu apostolado, realizado com tanto esmero e zelo”, manifestou Dom José.

Larissa Nascimento/PASCOM DIOCESE DE SANTO AMARO

A pedido de Dom Fernando, a homilia foi feita pelo Cardeal Scherer. O Arcebispo de São Paulo disse se alegrar por poder unir-se ao Bispo e dar graças a Deus e recordar diante do Senhor o que significaram estes 40 anos do episcopado de Dom Fernando, vividos como graça de Deus em favor do povo.

“Dom Fernando, como bom franciscano, e deixa isso claro para todos, vive sempre a simplicidade, o senso de fraternidade, de acolhida, e isso é muito perceptível no seu relacionamento com as pessoas e no seu jeito de viver. Seu amor e dedicação à Igreja são exemplo de quem edifica não só por palavras, mas com sua própria vida”, ressaltou Dom Odilo, expressando sua gratidão e de toda a Igreja no Brasil por Dom Fernando ser um pastor prudente que colabora muito com a vida e a missão da Igreja.

Ao final, Dom Fernando expressou sua gratidão pelo carinho recebido nestes 40 anos de episcopado, e fez agradecimentos especiais a alguns confrades franciscanos, ao clero diocesano, ao Cardeal Scherer e aos também Cardeais Dom Paulo Evaristo Arns e Dom Cláudio Hummes, já falecidos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários