Formações mobilizam fiéis e sacerdotes na Região Brasilândia

Priscila Rocha

Na quinta-feira, dia 1º, na Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pereira Barreto, houve uma formação para os integrantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral sobre a Carta Pastoral e as Propostas Sinodais a partir do 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo (2017- 2023). A assessoria foi do Cônego José Arnaldo Juliano dos Santos, um dos peritos do sínodo arquidiocesano, que propôs reflexões com base no que foi apresentado ao final de cada uma das questões fundamentais para a sua implementação. Está agendada para julho uma Assembleia Regional de Pastoral para discussão sobre o documento e a indicação do trabalho pastoral em cada paróquia. (por Taíse Cortês)

Edneia Pereira

Na sexta-feira, 2, na Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, realizou-se a reunião ordinária dos padres do Setor Jaraguá. Após um momento de oração, foi retomada a programação do Setor e apreciadas as diferentes atividades em curso, a saber: formação da Pastoral da Saúde, avaliação da Jornada Regional da Juventude (JRJ), Escola Catequética e agendamento do curso de formação para os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs), a ser realizado no segundo semestre. Foram dadas orientações para a Assembleia Regional de Pastoral, que ocorrerá em 22 de julho, no Santuário Sião Jaraguá. A próxima reunião será em 8 de julho, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Taipas, quando será tratada a Carta Pastoral e as Propostas Sinodais. (por Edneia Pereira e Padre Cilto José Rosembach)

Antônio C. Vicente

Em 31 de maio, o Santuário Sião Jaraguá realizou sua festa de 54 anos de existência com uma celebração eucarística presidida pelo Padre Gustavo Hanna Crespo, Reitor, e concelebrada pelos Padres Gabriel Felipe Oberle e Pablo Andrés Pizani, todos do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Fundado em 31 de maio de 1969 por Dom Agnelo Rossi, Arcebispo de São Paulo na época, há quatro anos foi reconhecido como santuário arquuidiocesano e há 44 anos é feita a coroação da Mãe de Deus em suas instalações. (por Sueli Vilarinho)

Anderson Braz

Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha realizou, no dia 1º, a reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, tendo entre os assuntos em pauta a apresentação da Carta Pastoral do Arcebispo e as Propostas do 1º sínodo arquidiocesano. Padre Cilto José Rosembach, Pároco, destacou o conteúdo básico sobre o qual o sínodo se fundamenta, o Documento de Aparecida, a exortação apostólica Evangelii gaudium, a Palavra de Deus e a realidade da pastoral na Arquidiocese. Falou, também, sobre ‘Viver em Comunhão Eclesial’ (item 1, da Carta). Ele motivou as pastorais a estudar as propostas e lembrou que estas foram aprovadas durante a assembleia sinodal arquidiocesana, em 2022. (por Edneia Pereira e Padre Cilto José Rosembach)

Pascom paroquial

No sábado, 3, os jovens da Paróquia Cristo Libertador acolheram as réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Houve um momento de adoração, conduzido pelo Padre Maycon Wesley, Pároco, e missa presidida pelo Padre Robinson Sérgio dos Santos, Vigário Paroquial da Paróquia São Luís Maria Grignion de Montfort. A réplica da Cruz Peregrina permanecerá no Setor Jaraguá até o dia 8, percorrendo as demais paróquias. (por Pascom paroquial)

Em 31 de maio, aconteceu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Paróquia São José Operário, Setor São José Operário, a missa de encerramento da Festa da Visitação de Nossa Senhora, com a coroação da imagem da Virgem Maria. A Eucaristia foi presidida pelo Padre Gilson Feliciano, SV, Pároco. Durante o mês de maio, os gru- pos de rua da Paróquia realizaram nas igrejas e nas casas dos fiéis a oração do Santo Terço em honra à Virgem Maria. (por Keli Ferreira dos Santos Silva)

A Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha, no Setor Jaraguá, retoma o período de formação de suas atividades pastorais, pós-pandemia. No sábado, 3 junho, foi iniciado o curso de Liturgia com a participação de 60 pessoas. A atividade começou com uma dinâmica com palavras geradoras para entrosamento e início à reflexão. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, para responderem questões alusivas à formação da equipe, postura e conteúdo para formação subsequente. Entres as diferentes sugestões houve um clamor pela necessidade de formação da dimensão bíblico-litúrgico, técnicas de comunicação, diferenciação de missa e liturgia leiga, espiritualidade litúrgica, simbologia litúrgica, entre outros temas. A Paróquia formou uma equipe para reunir e pensar na formação necessária e ministrar os cursos. (Texto e foto: Edneia Pereira e Padre Cilto José Rosembach)

No sábado, 3, aconteceu a Tarde de Espiritualidade na Capela Santa Teresinha, da Paróquia Nossa Senhora da Expectação, com o Padre Cleyton Pontes, Vigário Paroquial. O encontro com o tema “Façam tudo o que Ele disser.”, contou com palestras, música e muita oração. As reflexões foram presididas por Cláudia Mendes, ministra de louvor da Paróquia Santa Luzia, setor Freguesia do Ó, e participante da Renovação Carismática Católica; Yvonne Glória, representante da Paróquia São José, da Vila Palmeira, Setor Freguesia do Ó; e Renan Ferreira, representante da RCC, palestrante da Paróquia São José, da Região Lapa. Renan Ferreira falou sobre a importância da Virgem Maria em nossas vidas: “Ela é sacrário vivo de Nosso Senhor, foi com Ela que tudo teve início dizendo para fazermos o que o Senhor nos diz.”. O encontro teve uma breve representação de que se precisa uns dos outros e que a Igreja necessita de pessoas atuando em suas pastorais, conforme o dom de cada um. Este momento de espiritualidade foi encerrado com a missa presidida pelo Padre Cleyton. (Textos e fotos: JL)

Na tarde do domingo, 4, receberam a primeira Comunhão 65 pessoas – entre crianças, jovens e adultos – na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Vila Zatt, em missa presidida pelo Cônego José Renato Ferreira, assistido pelo Diácono Miguel Lisboa Aguiar. A preparação desta celebração foi coordenada por um dedicado grupo de catequistas. “Se tornar parte da vida destas crianças e famílias pela fé e testemunho, reforça no compromisso como cristão”, disse Antonio Dominici Filho, um dos catequistas da catequese infantil. Além disso, durante este período cinco mães também se tornaram catequistas, e houve a adesão de 12 novos coroinhas ao serviço do altar.  O Cônego José Renato Ferreira  expressou a sua felicidade e satisfação ao ver tantos catequizandos neste caminho de fé. Na homilia, ele enfatizou a importância do sacramento da primeira comunhão, mencionando que “não é apenas um rito de passagem, mas uma profunda afirmação de fé e compromisso com a vida cristã que assumimos quando fomos batizados”. (Texto e Foto: Priscila Rocha)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários