Frei Luís Sartori é inspiração para a Semana Social da Paróquia São Sebastião

Fernando Fernandes

A Paróquia São Sebastião, na Vila Guilherme, Deca­nato São Tiago de Zebedeu, realizou entre os dias 17 e 23, a Semana Social, evento com o objetivo de refletir, à luz dos ensinamentos da Igreja, sobre as questões atuais, entre elas a realidade do trabalho.

Para isso, a inspiração foi o Frei Luís Maria Alves Sartori, referência sobre a Pastoral Operária. O Frade da Ordem dos Franciscanos Menores nasceu em Ouro Pre­to (MG), há exatos cem anos, em 23 de junho de 1924, e faleceu em 27 de agosto de 2012, na capital paulista. Frei Luís exortava os cristãos, particularmente os operários e patrões, a pensar e experimentar formas de vida social à luz da Doutrina Social da Igreja. Um dos frutos de seu agir evangelizador foi a fundação da Congregação das Ir­mãs Missionárias de Cristo Operário, comunidade hoje acompanhada pelo Padre Luiz Cláudio Vieira, Pároco.

A Semana Social teve a assessoria do Padre Marcelo Santiago, do clero da Arquidiocese de Mariana (MG), mestre em Teologia Moral. Inicialmente, ele refletiu so­bre “As alegrias, dores e esperanças de nosso tempo pre­ sente: desafios aos cristãos e cristãs”. Depois, apresentou o tema “A contribuição da Igreja Católica para um outro mundo possível: da Bíblia à Doutrina Social da Igreja”; e, por fim, abordou “O mundo do trabalho como espaço de evangelização: a contribuição de Frei Luís Maria Al­ves Sartori e sua atualidade”.

Também houve o lançamento do livro “Frei Luís Maria Alves Sartori: um operário do Reino”, Editora Schreiben, organizado por José Raimundo Rodrigues, o Padre Luiz Cláudio Vieira e as Missionárias de Cristo Operário.

A Semana Social encerrou-se no domingo, 23, com a missa em ação de graças pelo centenário de nascimento de Frei Luís Maria Alves Sartori, presidida pelo Cardeal Scherer (foto). Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano enalteceu o trabalho realizado pelo Frade, que é inspira­ção para vivenciar o Evangelho em todos os ambientes.

Por Fernando Fernandes/ Colaboração especial para Região Santana

Deixe um comentário