‘Hoje temos a certeza de que Ele está no meio de nós’

Disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer na Missa do Dia de Natal no Arsenal da Esperança, em 25 de dezembro

Fotos: José Luiz Altieri 

Na casa que acolhe diariamente 1,2 mil homens em vulnerabilidade social, o Menino que nasceu em uma manjedoura também foi carinhosamente acolhido no Dia de Natal.

“Ele é a expressão do amor de Deus por todas as pessoas e por toda a humanidade”, disse o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na missa do Natal que presidiu no fim da tarde da segunda-feira, 25 de dezembro, tendo como concelebrantes os Padres Simone Bernardi e Lorenzo Nacheli, missionários da Fraternidade da Esperança do SERMIG, comunidade que mantém o Arsenal da Esperança.

QUEM É JESUS?

Na homilia, o Arcebispo de São Paulo destacou o Evangelho proclamado na Solenidade do Natal (Jo 1,1-18), no qual o evangelista João, que o escreveu anos após a Ascensão de Jesus aos céus, apresenta uma profunda reflexão teológica sobre a origem de Jesus e o significado de seu nascimento para a humanidade.

Dom Odilo explicou que todas as coisas do universo foram criadas pela força da Palavra de Deus – que é vivificadora e a luz que brilha nas trevas – mas que os homens a rejeitaram. Entretanto, Deus, em sua infinita bondade, fez com que a Palavra se fizesse carne, enviando seu Filho, Jesus, para que todos também pudessem se tornar parte da grande família de Deus.

“O Verbo se fez carne e habitou no meio de nós. Veio para ficar. ‘Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo’, foi o que Jesus disse. Hoje, portanto, temos a certeza de que Ele está no meio de nós”, sublinhou o Arcebispo. “Ele veio assumir a nossa pobre humanidade para nos comunicar os dons da sua divindade”, complementou.

O GRANDE PRESENTE

Aludindo a cenas comuns desta época do Natal, como as luzes pela cidade e as confraternizações, Dom Odilo destacou que tudo isto fica sem sentido quando não é feito em função do fato principal: a natividade de Jesus.

“Cristo é o grande presente de Deus para a humanidade. Ele nos encheu de esperança e de alegria e nós queremos comunicar isso aos outros também”, enfatizou, lembrando, ainda, que o Senhor veio ao mundo para a salvação de todos, pois cada vida é valiosa. “Nós valemos muito aos olhos de Deus. Por isso, temos de nos valorizar mais uns aos outros. Não podemos desprezar ninguém e temos de valorizarmos a nós mesmos também, valorizar os nossos dons e capacidades”, ressaltou o Cardeal.

O valor único de cada vida também foi lembrado pelo Padre Simone durante o momento da restituição, reflexão prévia que sempre é realizada no Arsenal da Esperança antes das ofertas apresentadas diante do altar do Senhor.

“Este Menino hoje passa no meio de nós, olha-nos e pergunta para cada um: ‘O que você está fazendo da sua vida?’. E faz esta pergunta com amor e não com julgamento, pois sabe que dentro de cada um de nós há amor e beleza enormes que correm o risco de apodrecer se ficarem paradas; mas se forem compartilhadas podem se tornar um bem”, observou o Sacerdote.

UM ESPAÇO DE SOLIDARIEDADE

Ao receber palavras de gratidão por ter celebrado em mais um ano o Natal no Arsenal da Esperança, o Cardeal Scherer exortou que todos desta casa continuem a se empenhar pelo acolhimento aos que mais necessitam. Agradeceu ainda aos benfeitores e lembrou que celebrar a Eucaristia no Arsenal é sempre ocasião para recordar que Deus está no meio da humanidade e ama a cada pessoa independentemente da condição em que se encontre.

Todos os anos, o Arsenal da Esperança promove uma programação especial por ocasião do Natal. A rotina da casa procura transmitir um tempo de esperança a cada um que entra por sua porta.

A programação natalina se inicia com a Campanha de Natal para arrecadar itens que sejam uma lembrança a cada um dos acolhidos. Neste ano, a arrecadação foi de produtos de higiene, como sabonete, pasta de dente, shampoo, desodorante, escova de dente e barbeador. A entrega dos presentes aconteceu após a Missa de Natal. Todos os acolhidos do Arsenal têm a seu dispor camas para dormir, banho quente e as refeições diárias.

(Colaborou: Beatriz, da Comunicação do Arsenal da Esperança)

CONHEÇA E COLABORE
Arsenal da Esperança:
Tel.: (11) 2292-0977
E-mail: arsenaldaesperanca@sermig.org.br
End.: Rua Dr. Almeida Lima, 900, bairro da Mooca
Instagram: @arsenal_da_esperanca
Youtube: @arsenaldobrasil
Facebook: facebook.com/arsenaldaesperanca
Site: www.sermig.org.br

VEJA A ÍNTEGRA DA MISSA DE NATAL NO ARSENAL

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Joana Darc de Oliveira de Sousa
Joana Darc de Oliveira de Sousa
4 meses atrás

Conheço a casa de arsenal da esperança, são humanos acolhedores, passei meu luto lá dentro. Na qualidade de voluntária.