Instituído pelo Papa Francisco em 2016, o Dia Mundial dos Pobres, celebrado anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum, chegará à sua oitava edição no dia 17, com o tema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (Sr 21,5).
Como nos anos anteriores, a proposta é conscientizar toda a sociedade sobre a realidade da pobreza e convidar a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis. Neste ano dedicado à oração, o Papa Francisco deseja que a data seja também uma oportunidade para que se reze em favor dos pobres e com eles, além de “uma ocasião propícia para realizar iniciativas que os ajudem concretamente”.
Nesse contexto, a Igreja no Brasil promoverá entre os dias 10 e 17 a VIII Jornada Mundial dos Pobres, com a meta de ir além de celebrações pontuais e proporcionar uma ampla reflexão, conscientização e ações concretas.
“Queremos mobilizar toda a sociedade brasileira, as igrejas, as pastorais, os movimentos para que possamos fazer esta grande mobilização de solidariedade, de justiça social e de compromisso para com nossos irmãos, de modo especial as pessoas mais vulneráveis. Que seja um mutirão de solidariedade, comunhão e fraternidade”, exortou Dom José Valdeci dos Santos Mendes, Bispo de Brejo (MA) e Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
SUBSÍDIOS
Para o bom êxito da iniciativa, a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora desenvolveu um subsídio celebrativo e orante, que permite aprofundar a reflexão sobre o tema da Jornada e a espiritualidade da pobreza.
Há, ainda, sugestões de atividades a serem feitas, como visitas às comunidades que estão em situação de vulnerabilidade, momentos de oração com os mais pobres e ações de solidariedade e de promoção da dignidade humana.
“Os pobres têm muitos rostos e habi tam em muitos lugares: na rua, nas favelas e periferias, nos abrigos de crianças, adolescentes e idosos, nos lixões, nas casas de recuperação a dependentes químicos, nas ocupações urbanas ou rurais, nos presídios… Realizem ações nos espaços onde vivem, criem momentos de convivência, sobretudo possibilitem espaços de escuta”, consta no subsídio.
DIA DE AÇÃO SOCIAL CARITAS
Na Arquidiocese de São Paulo, entre as iniciativas programadas para a VIII Jornada Mundial dos Pobres está a realização do “Dia de Ação Social Caritas”, nos núcleos regionais Lapa, Sé e Belém.
O Núcleo Regional Lapa realizará no domingo, 10, das 9h às 12h, no CTA 8 – Centro Temporário de Acolhimento, em parceria com a Associação Comunitária São Mateus, ações aos acolhidos do CTA, ofertando-lhes um café da manhã, além de bazar com roupas gratuitas e música ao vivo. Também haverá corte de cabelos e atendimento com advogados. O endereço é Rua Capitão José Inácio do Rosário, 56, no Parque Residencial da Lapa.
O Núcleo Regional Sé, por sua vez, realizará um mutirão de atividades no Largo do Paissandu, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no dia 17, das 9h30 às 16h, incluindo corte de cabelo e barba, atendimento jurídico, escuta humanizada, oficina de jogos e artesanato natalino, bazar solidário, entrega de itens de higiene pessoal e atendimento básico de saúde.
Já o Núcleo Regional Belém realizará as seguintes ações nos próximos dias:
- Sábado, 9, das 10h às 15h, Oficina “Lixo Zero”, no Centro Social Padre Cícero Romão, da Paróquia Santa Terezinha (Avenida dos Latinos, 627, Jardim Santa Terezinha);
- Domingo, 10, das 8h às 12h, atendimento com optometristas do Lions Club, na Comunidade Nelson Cruz, no Belenzinho;
- Quarta-feira, 13, das 11h às 17h, “Banquete do Menino Deus”, na Comunidade Menino de Deus, da Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Pedrinópolis, 25, Jardim Paraguaçu);
- Sábado, 16, das 9h às 11h, café da manhã na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (Rua da Mooca, 3.911, Mooca), e no mesmo dia, das 10h às 15h, “Cuidando da Casa Comum” – Projeto Lixo Zero, na Paróquia Santa Teresa de Calcutá (Travessa dos Fidélis, 42, Jardim Arantes).
- Domingo, 17, das 9h às 11h, café da manhã, na Comunidade São Judas Tadeu, da Paróquia São Marcos Evangelista (Rua Redução do Guarambaré, 174, Parque São Rafael).
(Com informações da Caritas Arquidiocesana de São Paulo)