Por ocasião da comemoração do Dia dos Povos Indígenas, nova designação dada pelo Governo federal ao Dia do Índio, aconteceu, no dia 16, o “Festival Jaraguá é Guarani Yvy Porã” na Terra Indígena Jaraguá, próxima ao Pico do Jaraguá, região Noroeste da capital paulista.
Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, acompanhou o evento e conheceu o Cacique Karai Márcio, com quem conversou sobre o trabalho que a Igreja Católica tem realizado naquele território, por meio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo.
Em sua segunda edição, o festival teve por objetivos a valorização e preservação da cultura dos povos originários, o diálogo da cidade de São Paulo com a população guarani presente naquela região e a divulgação do trabalho e geração de renda aos artesãos e artistas das seis aldeias do Jaraguá.
A Terra Indígena Jaraguá é a menor reserva indígena do País, com 1,7 hectare demarcado. No entanto, as lideranças indígenas reivindicam expansão para 532 hectares pois, embora a área já tenha sido declarada como domínio dos indígenas, ainda aguarda homologação.
Por Benigno Naveira
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Lapa
Colaborou: Tatiana Vieira – Pastoral Fé e Política da Região Lapa