Lapa: Núcleo Regional da Caritas sedia formação sobre o Dia Mundial dos Pobres

Caritas Arquidiocesana de São Paulo

A Arquidiocese de São Paulo, com apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) – Núcleo Regional Lapa, realizou, no sábado, 16, uma formação voltada às pastorais sociais com vistas ao Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá em 19 de novembro.

A formação contou com a participação de Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa.

De acordo com Monica Picco, coordenadora do Núcleo Regional Lapa, a formação, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina, contou com a participação de 65 pessoas das mais diferentes pastorais sociais desta região episcopal.

“Nosso objetivo foi iniciar as preparações para o Dia Mundial dos Pobres, conclamando todos que já trabalham com a população em situação de vulnerabilidade social para o planejamento da data. Colocamos a Caritas Arquidiocesana de São Paulo à disposição para ajudar as pastorais nessa organização”, disse.

Na parte da manhã, a formação contou com as assessorias do Padre Gianpietro Carraro e da Irmã Cacilda da Silva Leste, fundadores da Missão Belém, movimento religioso católico iniciado em 2005 na Arquidiocese, que se consagra ao serviço dos pobres marginalizados nas periferias humanas de qualquer continente e realidade.

“A nossa vida é um constante olhar de Deus para com os pobres”, declarou a Irmã Cacilda. Ambos contaram como foram inspirados, há 18 anos, a criar a Missão Belém. Atualmente, a Missão conta com 180 casas espalhas pelo Brasil e outras parte do mundo.

Para a coordenadora do Núcleo Regional da Lapa, a formação reforçou a importância de exortar o mundo católico a olhar para os pequeninos de Deus, com ações práticas de caridade e solidariedade nos cinco setores da Região Episcopal Lapa.

“Inspirados no lema do Dia Mundial dos Pobres deste ano, que é ‘Nunca afastes de algum pobre o teu olhar’ (Tb 4,7), desejamos que os cinco setores da Região sejam contagiados pela misericórdia do Pai, e que possamos descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho, como cita o Papa Francisco nas primeiras linhas da mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres, este ano”, lembrou.

Por Comunicação da Caritas Arquidiocesana de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários