No sábado, 3, o Arsenal da Esperança realizou a Peregrinação com o ícone de Maria Mãe dos Jovens pelas ruas do bairro da Mooca. Com saída do Arsenal da Esperança, a caminhada passou pelas Paróquias Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários e São Rafael.
A Fraternidade da Esperança do SERMIG, que habita o Arsenal da Esperança, promove todo ano, no mês de agosto, a Peregrinação com o ícone de Maria Mãe dos Jovens para colocar todos os jovens sob a proteção de Nossa Senhora – especialmente aqueles que por causa da violência, do desemprego, das drogas ou da falta de sentido olham com incerteza e medo para o presente e para o futuro – convidando-os a levar esperança ao mundo.
Os propósitos da iniciativa estão presentes na própria oração que a Fraternidade do SERMIG reza diariamente desde 22 de dezembro de 2000, quando o Papa João Paulo II, durante o Jubileu da Paz em Roma permitiu à comunidade do SERMIG de invocá-La com o novo título de Maria Mãe dos Jovens.
Esta é a oração, escrita pelo fundador Ernesto Olivero e assinada por São João Paulo II, pelo Papa Bento XVI e pelo Papa Francisco:
“Maria, é dos jovens que nasce o futuro. São os jovens que podem colher e tornar presente no mundo de hoje tudo o que o passado tem de bom. Nos jovens estão as sementes da santidade, da criatividade e da coragem. Maria, Mãe dos Jovens, cobre-os com o teu manto, defende-os e protege-os do mal, confia-os a teu Filho Jesus, enviando-os como mensageiros de esperança ao mundo todo”.
A festa litúrgica de Maria Mãe dos Jovens, celebrada em 2 de agosto, foi instituída em 2013 pelo Arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, em memória da fundação do Arsenal da Paz de Turim, que aconteceu em 2 de agosto de 1983 quando Ernesto Olivero, sua esposa Maria e um pequeno grupo de jovens entraram pela primeira vez no velho Arsenal militar da cidade, o lugar onde foram construídas as armas do exército italiano para as duas guerras mundiais e que foi transformado em arsenal de paz.
A Peregrinação com o ícone de Maria Mãe dos Jovens é realizada por diversos bairros de São Paulo ou cidades próximas à capital paulista para agradecer a Deus pelo dom da oração e de um ícone da Mãe de Deus, invocada como Maria, Mãe dos Jovens.
Ao longo da caminhada – guiada pelos consagrados, consagradas, padres e famílias da Fraternidade do SERMIG –, os peregrinos se revezaram para levar em uma mochila o ícone da Mãe de Deus das Três Mãos, cujo original se encontra, desde 2011, no Arsenal da Paz de Turim proveniente da Rússia ortodoxa.
No término da caminhada, com retorno ao Arsenal da Esperança, foi celebrada a missa, presidida pelos padres da Fraternidade da Esperança: Simone Bernardi e Lorenzo Nacheli.
Por Assessoria de Imprensa do Arsenal da Esperança