Morre aos 73 anos, Jair Militão da Silva, pedagogo e doutor em Educação

Ele integrava a Academia Paulista de Educação e foi articulista do jornal O SÃO PAULO

Foto: Arquivo pessoal

Faleceu no sábado, 2, aos 73 anos de idade, Jair Militão da Silva, em decorrência de um tumor. Professor e pesquisador no campo da Educação, ele era mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP, doutor em Educação e professor livre-docente pela USP.

Nascido na capital paulista, em 5 de outubro de 1949, Jair Militão era casado com a psicóloga clínica Maria Tereza Pereira Militão da Silva. O casal teve três filhos e cinco netos.

A partir de sua vivência como católico, pai, avó e educador, Jair Militão escreveu muitos artigos e livros, um dos quais “Sobre Jesus e o Reino de Deus: O que podemos aprender com as crianças”, publicado pela Companhia Ilimitada, em 2017.

Na obra, Militão diz que ao observar as crianças, é possível também aprender muito sobre as virtude da fé, esperança e caridade. “A criança vive com fé no adulto, com esperança de que será atendida e responde com gestos de caridade quando se sente amada… É aberta para um presente vivido na ação e na contemplação e para um futuro possível”.

Desde 19 de outubro de 2009, Jair Militão da Silva era membro da Academia Paulista de Educação (APE), ocupando a Cadeira nº 38.

Por intermédio do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, ele foi articulista do jornal O SÃO PAULO, escrevendo para as colunas de “Opinião” e “Fé e Cidadania”.

“Aprender a ser é aprender a tornar-se pessoa, o que significa descobrir o que nos constitui, ou seja, o desejo de felicidade. A Educação consolida seu trabalho criando identidades humanas que condicionam o agir de cada pessoa. Cada ação educativa prepara o hoje e o amanhã da sociedade. A longa experiência da Igreja em viver em comunidades compostas por diversas gerações e diferentes estratos sociais é uma contribuição para todos os que buscam uma cultura fundada nos valores do Reino de Deus”, escreveu no artigo “Educação no Brasil hoje. E amanhã”, publicado no O SÃO PAULO em abril de 2022.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O corpo de Jair Militão da Silva será velado no Cemitério da Vila Mariana, no domingo, 3, a partir das 11h. O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 15h. O endereço é Rua Batista Caetano, 300.

A redação do jornal O SÃO PAULO expressa pesar pelo falecimento de Jair Militão, condolências a seus familiares e amigos, e gratidão por sua disponibilidade em colaborar com o semanário da Arquidiocese de São Paulo.

No site da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo é possível encontrar um perfil completo de Jair Militão da Silva. Clique e acesse o conteúdo.

guest
19 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Vera Ferraz
Vera Ferraz
9 meses atrás

Grande Jair Militão, tive o privilégio de ser sua aluna, aprendi muito! Seu exemplo retratado nas suas obras se eternizará em cada aluno que teve a honra de ser parte de sua história… Obrigada!

Plinio Pedrini
Plinio Pedrini
9 meses atrás

Um cristão autêntico,homem simples intelectual brilhante que Deus o receba em sua glória e a família seja amparada pelo grande amor de Deus

Verônica
Verônica
9 meses atrás

Meu professor do Mestrado, homem de alma iluminada e conhecimento infinito.

Elcio Pereira da Silva
Elcio Pereira da Silva
9 meses atrás

Um homem de Deus, um verdadeiro cristão .

Luzinei
Luzinei
9 meses atrás

Dr. Jair Militão foi uma honra enorme ter sido sua aluna no mestrado em Educação na Unicid-SP 2012/2014.
Obrigada por tudo e por tanto. Vá em Paz!
Gratidão. Luzinei Nunes Lira – Maceió/AL

Denise Marchesoni
Denise Marchesoni
9 meses atrás

Que perda triste! Um homem de luz e muita sabedoria! Fui aluna dele no mestrado. Que Deus conforte e fortaleça toda família para enfrentar essa perda.
Abraços a todos!

Cleide Almeida
Cleide Almeida
9 meses atrás

Grande companheiro de trabalho e grande professor. Meus mais profundos sentimentos a todos os seus familiares !

Sheila Brandao
Sheila Brandao
9 meses atrás

Tive a honra de trabalhar com o Prof. Jair por mais de 10 anos, um gestor, professor, educador, um amigo

Alcione G dos Santos
Alcione G dos Santos
9 meses atrás

Deus conforte os familiares nessa hora tão difícil.
Deus abençoe grandemente vcs.
Meus sentimentos.
Alcione