Morre o Padre Vitor Bertoli, aos 95 anos

(Notícia em atualização)

Padre Vitor Bertoli

A Arquidiocese de São Paulo comunica, com pesar, o falecimento do Padre Vitor Bertoli, aos 95 anos, na noite deste domingo, 17, em São Paulo.

Pároco há quase 40 anos da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Pinheiros, Padre Vitor também era membro do Movimento por Um Mundo Melhor.

Nascido em 7 de janeiro de 1928, na cidade de Taió (SC), Padre Vitor iniciou seus estudos para o sacerdócio em 1945, cursando Filosofia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Em Roma, estudou Teologia e fez mestrado em Direito Canônico na Universidade Gregoriana.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Meu despertar vocacional foi na preparação para a primeira Eucaristia. Em uma das catequeses, a Irmã Luísa disse que Jesus iria conceder aquilo que pedíssemos no momento. Pedi para ser sacerdote e aqui estou, padre há 68 anos. Numa hora de forte crise, escrevi ao Padre João Calábria, hoje canonizado pela Igreja, e ele me respondeu que iria rezar todos os dias por mim e aqui estou”, relatou o Sacerdote, em entrevista ao O SÃO PAULO publicada em 29 de novembro de 2020, por ocasião de sua homenagem com a Medalha São Paulo Apóstolo, pelo trabalho que desenvolvia na comunidade paroquial desde 1985, atendendo às pessoas em situação de rua e famílias pobres.

Padre Vitor foi ordenado presbítero no dia 8 de março de 1952, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, pertencendo ao clero da Diocese de Joinville (SC), pelas mãos do Cardeal Aloísio Traglia, então Bispo Auxiliar de Roma.

Antes de ser incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo, passou pelas dioceses catarinenses de Joinville e Rio do Sul e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Além de Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, foi Diretor Espiritual do Movimento por um Mundo Melhor. Entre 1986 e 2003, foi professor de Filosofia do Centro Universitário Assunção (Unifai).

FUNERAL

O velório do Padre Vitor Bertoli acontece na Igreja Bom Jesus dos Passos (Praça Portugal, 20, Jardim América), a partir das 10h. A Missa de corpo presente será celebrada às 14h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Santíssimo Sacramento (Av. Dr. Arnaldo, 1200, Sumaré) às 15h30.

guest
9 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Elisabete
Elisabete
6 meses atrás

Pe Vitor, um coração para o Amor! Sempre acolhendo a todos, numa total dedicação aos menos favorecidos. Nossa comunidade Bom Jesus dos Passos, sente saudades desse sacerdote, que sempre tinha uma palavra de conforto e orientação.
Nossa gratidão ❤️ ao Pe. Vitor.

Guilherme Dudus
Guilherme Dudus
6 meses atrás

Um sacerdote de Deus! Que Deus o acolha em sua Reino.

Luciana Pimenta
Luciana Pimenta
6 meses atrás

Um exemplo, para todos nós, de dedicação e desapego. Uma vida dedicada àqueles que mais precisavam. Que sua obra permaneça, pelas mãos de quem ele muito inspirou. Descanse em paz, Padre Vitor, missão cumprida!