Mostra cultural recorda os protagonistas negros no bairro da Bela Vista

Cida Godoy

No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a Pastoral Afro da Paróquia Nossa Senhora Achiropita programou uma mostra cultural. 

Aberta no sábado, 12, pelos Padres Antônio Sagrado Bogaz, Pároco; José Enes de Jesus, Assistente Eclesiástico da Pastoral Afro da Arquidiocese; e Luiz Fernando Oliveira, Capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a mostra intitulada “Da consciência ao legado: trajetória de protagonistas negros no Bexiga” acontece no memorial Achiropita-Orione. É também motivada pelas descobertas arqueológicas na Bela Vista, que confirmam a presença ancestral dos africanos no Quilombo do Saracura, abrigado na região onde hoje se localiza o bairro. 

Reunindo fotos, painéis e objetos, a exposição conta a história de personalidades negras que viveram ou transitaram pelo bairro, e que deixaram legados significativos. 

A mostra dá destaque ao Padre Toninho, à criação pioneira da Pastoral Afro e às pessoas que conviveram com ele, enfocando importantes contribuições que impactaram a herança cultural do bairro: a capoeira de Mestre Ananias; a arte plástica de Emanuel Araújo, criador e diretor do Museu Afro; a tradição do samba da escola de samba Vai-Vai; a presença de religiosos negros da Paróquia Nossa Senhora Achiropita; a atuação da matriz africana do bairro, na pessoa do dignatário Pai Francisco, entre outros. 

Além da exposição temporária, a programação das comemorações contempla também rodas de conversa, palestra e lançamentos de livros.

A mostra acontece no Memorial Achiropita-Orione, na Rua Treze de Maio, 432, Bela Vista, aos sábados e domingos, até 4 de dezembro, das 10h às 12h e das 14h às 17h, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 3106-7235.

Por Cida Godoy e Kristina Oca
Colaboração especial para a Região Episcopal Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários