Logo do Jornal O São Paulo

Museu de Arte Sacra apresenta a exposição ‘Natividad – Presépios da América Latina’

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) realiza, até 11 de ja­neiro, em sua sede, no bairro da Luz, a exposição “Natividad – Presépios da América Latina”, com 38 conjuntos composto por diferentes materiais, técnicas, tradições e universos sim­bólicos da cultura latino-americana.

A mostra propõe uma leitura sen­sível e plural do imaginário natalino, convidando à contemplação da arte como linguagem de fé, afeto e identi­dade, capaz de unir povos e gerações.

“O presépio latino reflete a riqueza cultural dos povos que o produzem: suas cores, seus costumes, sua relação com a natureza e suas tradições”, expli­cou, ao O SÃO PAULO, Luciana Bar­bosa, coordenadora técnica do Museu.

A exposição reúne obras do Mé­xico, Chile, Paraguai, Nicarágua, Bo­lívia, Colômbia, Peru e Brasil, em téc­nicas como argila, cerâmica, madeira, tecido, palha, cabaça e até miniaturas feitas dentro de cascas de nozes, que se transformam em personagens que contam, “de maneiras singulares, a história do Menino Jesus, de Maria, José e de todos os que celebram o nascimento que mudou o curso da humanidade”, detalhou Luciana.

A experiência da exposição tam­bém foi pensada como vivência cul­tural e de fé. Toda a mostra é bilíngue e conta com um display interativo que apresenta tradições natalinas de dife­rentes países latino-americanos.

“Queríamos ir além da cena da Na­tividade e mostrar como o Natal é celebrar­ em cada lugar. A mensagem que fica é a da união: independentemente de onde se esteja, o importante é cele­brar em família, manter vivas as tradi­ções e partilhar essa história”, ressaltou a coordenadora técnica do Museu.

Entre os destaques estão os “presé­pios peruanos em formato de caixa, que unem a cena sagrada ao cotidiano andi­no; e o presépio barguenho da Bolívia, que se abre por todos os lados e traz, de forma pouco comum, a figura de Deus no conjunto”, explicou Luciana.

A mostra também inclui presé­pios brasileiros, como o de Caruaru (PE), com animais da fauna nacional, e outro do Amazonas, com uma lei­tura indígena da Natividade. “É um convite para perceber como a fé se expressa de formas diferentes, mas com o mesmo sentido”, concluiu a coordenadora.

A visitação pode ser feita de terça feira a domingo, das 9h às 17h. O MAS-SP fica na Avenida Tiradentes, 676, Luz, ao lado da estação Tiraden­tes da Linha 1-Azul do Metrô.

NA SALA MAS-SP DO METRÔ

Já na Sala MAS Metrô Tiraden­tes, está em destaque também até 11 de janeiro a exposição “Presépios: O Despertar do Amor em Nós”, que re­úne 16 presépios, sendo nove criados por 12 grupos familiares após visitas temáticas e oficinas artísticas, e os de­mais pertencentes ao acervo do Mu­seu de Arte Sacra. As obras foram pro­duzidas com a técnica da papietagem, com o uso de jornais e papéis des­cartados, moldados manualmente.

Para outras informações, acesse https://museuartesacra.org.br.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

MAS-SP

Até a sexta-feira, 19, o MAS-SP também realiza a exposição “Presépios pelo Mundo: Fé e Arte sem Fronteiras”, no hall monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), reunindo oito conjuntos de diferentes nacionalidades que expressam tradições, saberes e distintas formas de representar a Natividade ao redor do mundo. Entre os destaques estão presépios de origem italiana, japonesa e peruana. A Alesp está localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Moema – próxima ao Parque do Ibirapuera. A visitação pode ser feita das 8h às 20h. (por Roseane Welter)

Deixe um comentário