Na Freguesia do Ó, Festa do Divino é manifestação da fé no Espírito Santo

Rael Pimenta

A Paróquia Nossa Senhora da Expectação (Matriz da Freguesia do Ó) realizou a Festa do Divino, que contemplou a novena ao Espírito Santo, a cada dia com uma celebração eucarística presidida por um padre convidado, e foi finalizada com a missa na Solenidade de Pentecostes, no domingo, 28.

Trata-se de uma festa tradicional na região, que neste ano completou 202 anos de existência, seguindo o mesmo rito vindo de Portugal, com vários elementos incorporados, como a figura do Imperador, Capitão do Mastro e Alferes da Bandeira, além de 21 guardiões da bandeira do Divino, que são escolhidos por sorteio. Esses fiéis contemplados levam para suas casas uma bandeira e, durante um ano, realizam orações e ações com a família, vizinhos e amigos.

Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu a missa do nono dia da novena, durante a qual conferiu o sacramento da Crisma a 63 jovens.

No domingo, 28, um dos momentos mais aguardados foi o sorteio dos novos festeiros para o ano de 2024: o Imperador será Milton Pereira de Brito; o Capitão do Mastro, Fábio Giorgi Zampieri; e a Alferes da Bandeira, Vera Lúcia de Carvalho Vasconcelos.

O Padre Aldo Alves de Lima, Pároco, ressaltou que “foram dez dias convivendo na intimidade com o Espírito Santo, com muitas graças recebidas e muitas sementes lançadas. Que possamos produzir frutos de conversão”, concluiu.

Por Marta Gonçalves e Rael Pimenta
Colaboração especial para a Região Episcopal Brasilândia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários