No Amparo Maternal, a espera do Natal é festejada com o Batismo de uma bebê

Sacramento foi conferido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, em missa na quarta-feira, 20

Fotos: Victória Rosário (@_vickrosario)/Amparo Maternal

No Amparo Maternal, onde desde 1939 novas vidas vêm ao mundo e encontram o digno tratamento no centro de acolhida, uma missa por ocasião do Natal foi realizada na tarde da quarta-feira, 20, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, tendo como concelebrante o Padre Jorge Bernardes.

Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano destacou que o nascimento de Cristo é o grande presente que Deus concede à humanidade e enalteceu os trabalhos da Associação Amparo Maternal em favor da dignidade de vida de bebês, puérperas e gestantes.

Durante a missa, Dom Odilo conferiu o sacramento do Batismo à pequena Maria Faustina Rafaela Eliora Degbawan, que nasceu em outubro deste ano e que está no Centro de Acolhida com a mãe, Ahouefa Akouavi Alida, de 37 anos, que é natural de Cotonou, no Benin, um país da África Ocidental.

“Para nós, ter um batizado neste dia foi algo bem simbólico, no sentido de demonstrar o quanto nós trazemos a fé e a evangelização na missão que temos aqui no Amparo Maternal. Também foi um momento de inspiração para as outras mães, para que insiram os filhos em algo eterno. Aqui na instituição, valorizamos o Cristianismo, a fé católica”, enfatizou Lorenna Pirolo, diretora-presidente da Associação Amparo Maternal.

Dom Odilo, na homilia, indagou os participantes da missa sobre o que eles esperam do Natal e sempre oferta a seus Filhos mais do que possam pensar.

“Deus quer nos dar a sua misericórdia em plenitude, a sua vida em plenitude, a felicidade em plenitude. Deus quer satisfazer plenamente toda a nossa busca de vida, de paz e do que é belo”, ressaltou. “Não esquecermos como cristãos que celebramos o grande mistério da bondade de Deus para conosco”, enfatizou, afirmando, ainda, que perante este mistério resta ao homem a fé, admiração, oração e adoração para compreendê-lo.

ATIVIDADES

Atualmente, o centro de acolhida tem capacidade para 100 mulheres e desde agosto deste ano também permite que as gestantes e puérperas permaneçam na casa com o bebê e outros filhos de até 6 anos de idade.

Para isso, a Associação Amparo Maternal conta com 41 colaboradores e 117 voluntários, além da solidariedade de instituições e pessoas de boa vontade que colaboram com doações, por meio de iniciativas como o Projeto Paróquia Solidária, por meio do qual as igrejas arrecadam cupons fiscais direcionados ao Amparo Maternal que retornam em forma de receita financeira; e a campanha Amparo pela Vida, com doações espontâneas a partir de R$ 1,00. Os detalhes podem ser vistos em https://amparopelavida.com.br.

UM HISTÓRICO DE ACOLHIDAS

Fundado em 1939 por um grupo liderado pelo médico obstetra Álvaro Guimarães Filho, pela religiosa franciscana Madre Marie Domineuc e pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Affonseca e Silva, o Amparo Maternal tem sua maternidade atualmente gerida pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), atendendo gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde julho de 2021, a Associação Amparo Maternal, que administra o Centro de Acolhida para Gestantes, Mães e Bebês, tem como diretores o casal Lorenna Pirolo e Emerson José Pirolo, fundadores da associação católica de fiéis Missionários da Redenção.

“Eu fico muito feliz em ver sempre o Cardeal ter este cuidado com os mais vulneráveis. A missa foi uma forma de bendizer a Deus, em ação de graças, por tudo que ele nos proporcionou durante este 2023 e também já consagrar o próximo ano. Nosso fundamento no Amparo Maternal é a fé católica. Aqui não é só a casa, não é só abrigo, não é só o alimento, mas é também espaço para as coisas eternas, as coisas que não passam”, concluiu Lorenna.

(Edição: Daniel Gomes/O SÃO PAULO)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários