No centro de SP, Franciscanos celebram os 800 anos do primeiro presépio

Luciney Martins/ O SÃO PAULO

Menos de um mês depois de o Papa Honório III ter aprovado a regra da Or­dem dos Frades Menores, em novembro de 1223, São Francisco de Assis externou essa alegria representando a natividade do Menino Jesus. “Ele decidiu que aquele Natal seria vivenciado de um modo dife­rente: pediu emprestado uma gruta para um senhor na aldeia de Greccio, con­vidou o povo, que para lá acorreu com tochas, e todos passaram a noite cantan­do, rezando, e houve a celebração da Eu­caristia. Tudo foi feito para penetrar no mistério da encarnação”.

A explicação é do Frei Mário Tagliari, Pároco e Reitor do Convento e Santuário São Francisco, no centro da capital, onde no dia 3 foi aberta a 34a Exposição Fran­ciscana Permanente de Presépios, desta vez ainda mais especial, por ocasião dos 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis. O tema desta edição é “Belém é aqui”.

Quem chega à exposição se depara com uma grande imagem centenária de São Francisco de Assis, talhada em ma­deira, em atitude de oração diante do Menino Jesus. “São Francisco compôs o presépio três anos antes de morrer. Ele já havia estado na Terra Santa. Encantado com o que viu em Belém, pensou que em Greccio também se poderia vivenciar o que lá houve. O que temos no presépio, portanto, é o encantamento de São Fran­cisco pela humanidade de Deus, a par­tir da figura do Menino Jesus”, detalha Frei Mário.

CRISTO NASCE EM DIFERENTES CULTURAS

Este ano, a exposição permanente conta com 32 presépios, provenientes de países como Bolívia, Peru, China, Itá­lia, Israel e de diversas regiões do Brasil. “Isso mostra a universalidade do misté­rio da encarnação, com Deus se tornan­do um de nós em todas as culturas”, res­salta o Frade.

Rafael Herrera, organizador da mostra juntamente com sua esposa, Sueli Herre­ra, detalha à reportagem a diversidade de materiais utilizados nos presépios, como tecido, madeira, argila, terracota, gesso, varetas de cipó, biscuit e resina.

INDULGÊNCIA

Desde a sexta-feira, 8, Solenida­de da Imaculada Conceição, até 2 de dezembro de 2024, Festa da Apresen­tação do Senhor, todos que visitarem uma igreja sob os cuidados pastorais dos Franciscanos e se detiverem em oração diante do presépio poderão obter a indulgência plenária, confor­me foi concedido pelo Papa Francisco, por meio da Penitenciaria Apostólica, desde que também cumpram as ou­tras exigências para tal: a busca pelo sacramento da Confissão, a comunhão eucarística na missa e rezar nas inten­ções do Papa.

34ª EXPOSIÇÃO FRANCISCANA PERMANENTE DE PRESÉPIOS
Até novembro de 2024
Sábados, das 9h às 15h; domingos, das 9h às 12h
Agendamentos para outros dias: (11) 99546-2500 e (11) 3291-2400
Endereço: Convento e Santu­ário São Francisco (Largo São Francisco, 133, Centro)
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários