No inverno, a solidariedade pode ser mais forte do que o frio

Organismos da Arquidiocese e Entidades ligadas à Igreja na cidade realizam campanhas para a doação de agasalhos. Saiba como colaborar com estas e outras iniciativas caritativas

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

As frias noites do fim de maio resultaram na morte de ao menos duas pessoas em situação de rua na capital paulista. A chegada do inverno, na quinta-feira, 20, aumenta a preocupação de que novos casos ocorram. Diante disso, o poder público, a sociedade civil e diversos organismos da Igreja em São Paulo já deram início a campanhas para a arrecadação de agasalhos e cobertores.

Para os cristãos, participar de tais iniciativas também é um gesto de fé que se insere na realização das obras de misericórdia, ações caritativas orientadas pelo próprio Jesus em atenção ao próximo, entre as quais “dar de comer a quem tem fome”, “dar de beber a quem tem sede” e “vestir os nus” (cf. Mt 25,35-36).

Outras passagens bíblicas também remetem ao compromisso dos cristãos em ajudar a quem mais precisa: “Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos, faça o mesmo” (Lc 3,11); “Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem do alimento cotidiano, e um de vós lhe disser: ‘Ide em paz; tratai de vos aquecer e de matar a fome’, mas não lhes der o que é necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?” (Tg 2,15-16).

CAMPANHA DO AGASALHO 2024

Uma das ações que tem mobilizado os fiéis na Arquidiocese é a Campanha do Agasalho 2024, organizada pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), para a arrecadação de roupas para adultos, adolescentes e crianças (masculinas e femininas), mantas, cobertores e calçados. Os itens devem estar em bom estado de conservação e higienizados. No caso de roupas íntimas, só estão sendo aceitas peças novas.

As doações podem ser entregues em todas as paróquias da Arquidiocese e nestes locais: Sede da CASP (Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1.853, Parada Inglesa); Missão Belém (Praça da Sé, 47, Centro); Casa de Oração do Povo da Rua (Rua Djalma Dutra, 3, Luz).

Também outros organismos arquidiocesanos e instituições ligadas à Igreja Católica na cidade têm realizado campanhas por ocasião da chegada do inverno ou mantêm ações permanentes de atenção a quem mais precisa.

Saiba mais sobre estas iniciativas

PASTORAL DO MENOR

Com a missão de promover e defender a vida de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco pessoal e/ou social desrespeitados em seus direitos fundamentais, a Pastoral do Menor iniciou em maio uma campanha do agasalho com o tema “Doar aquece o coração de quem doa e de quem recebe”. Até 22 de julho, agasalhos e cobertores podem ser entregues em colégios católicos e na Catedral da Sé.

Para doações via PIX: pastoraldomenorarquisp@gmail.com

Instagram: @pastoraldomenorarquisp

Tel: (11) 3105-0722.

MISSÃO EUCARÍSTICA VOZ DOS POBRES

A instituição realiza diariamente a pastoral de rua, com missionários consagrados e voluntários que levam refeições e dialogam com os ‘irmãos da rua’. Também acolhe pessoas com a saúde debilitada que vivem nas ruas ou que tenham sido abandonadas por familiares em hospitais e em suas próprias casas.

Neste inverno, a Missão Eucarísticas Voz dos Pobres está com uma campanha para a arrecadação de mantas e cobertores, que podem ser entregues nos seguintes endereços:

Casa São José Moscati (Rua Dr. Álvaro Osório de Almeida, 315, Vila Universitária);

Casa Santa Clara de Assis (Rua Serra da Esperança, 184, Campo Limpo);

Casa Nossa Senhora de la Salette (Rua Santa Teresinha, 62B, Vila Yara).

Para doações via PIX: 16.610.771/0001-30 (CNPJ).

Instagram: @vozdospobres

MISSÃO BELÉM

Esta associação mantém casas de acolhida, nas quais pessoas que um dia viveram em situação de rua, especialmente no vício das drogas, acolhem os irmãos recém-saídos das ruas e que aceitam a restauração de suas vidas a partir de um itinerário de espiritualidade católica.

Atualmente, a Missão Belém está com a campanha “Vista corações e aqueça vidas”, para a obtenção de roupas de inverno e cobertores. Os donativos podem ser entregues no Edifício Nazaré (Praça da Sé, 47, Centro), onde são acolhidos 50 irmãos por dia, e residem cerca de 100 pessoas, alguns muito doentes. Neste momento, as maiores demandas são por arroz, açúcar, leite, óleo e macarrão.

Para doações via PIX: contato@missaobelem.org

Site: https://www.missaobelem.org/como-voce-pode-ajudar

BOMPAR

Na campanha do agasalho deste ano, o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto pede especialmente doações de cobertores, casacos, toucas, meias e casulos, que podem ser entregues no Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366, Belém).

O Bompar mantém três unidades com atendimento direto à população em situação de rua: Centro de Acolhida Morada São Martinho (Largo Senador Morais Barros, 160, Brás), com atendimento diário e ininterrupto, ofertando atualmente moradia e alimentação para 116 pessoas. Núcleo de Convivência São Martinho de Lima (Rua Padre Adelino, 43, Belenzinho), que todos os dias, em horário comercial, oferece café da manhã e almoço para 400 pessoas. Consultório na Rua (Rua Sapucaia, 413, Alto da Mooca), que por mês atende cerca de 17 mil pessoas em situação de rua e as encaminha para os cuidados médicos em hospitais e unidades básicas de saúde (UBS). Também há atendimentos em saúde bucal e equipes que fazem o trabalho em condições de baixas temperaturas nas madrugadas frias da cidade.

Para doações via PIX: 62.264.494/0001-79 (CNPJ)

Site: https://bompar.colabore.org/

ALIANÇA DE MISERICÓRDIA

Na Casa Restaura-me (Rua Monsenhor Andrade, 746, Brás), da Aliança de Misericórdia, cerca de 450 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social recebem refeições e podem tomar banho, lavar roupas e obter encaminhamentos para serviços sociais, como as casas de acolhida da própria comunidade.

Os atendidos podem participar de cursos profissionalizantes, desfrutar de uma cafeteria exclusiva e adquirir produtos de higiene e bomboneria com a moeda social desenvolvida com o intuito de valorizar os esforços e as doações recebidas.

Para o período crítico do inverno, quando o projeto recebe dezenas de pessoas para pernoite, há o pedido especial de doações de roupas de frio, cobertores e material de higiene pessoal.

Para doações via PIX: doe@misericordia.com.br

Site: https://misericordia.com.br/doe

ARSENAL DA ESPERANÇA

Localizado no bairro da Mooca (Rua Doutor Almeida Lima, 900), no local diariamente são acolhidos 1,2 mil homens que antes estavam em situação de rua por razões diversas, como a falta de trabalho, de moradia ou de suporte familiar. Lá, eles podem descansar, tomar banho, se alimentar e frequentar cursos profissionalizantes, além de usufruir de muitos outros serviços, como o acompanhamento do serviço social.

A campanha do agasalho do Arsenal da Esperança deste ano tem como foco a arrecadação dos seguintes itens para a população masculina em situação de rua: meias, gorros, blusas de frio, calças de moletom e calçados fechados.

Para doações via PIX: 62.459.409/0001-28 (CNPJ)

Site: www.arsenaldaesperanca.org.br

SEFRAS – AÇÃO SOCIAL FRANCISCANA

Diariamente, o Sefras – Ação Social Franciscana age no combate à fome e à violação de direitos, tendo como uma das ações de referência a atenção às pessoas em situação de rua.

Em dias mais frios, são oferecidas vagas para pernoite no espaço Chá do Padre (Rua Riachuelo, 268, Centro). Neste local e na Casa Francisca[1]na (Rua Otto de Alencar, 270, Liberdade) são ofertados jantar e café da manhã. Os itens mais urgentes para este momento são roupas de inverno em bom estado, artigos de higiene pessoal, calçados e meias.

A entrega pode ser feita tanto no Chá do Padre quanto no depósito do Sefras (Rua Hannemann, 352, Canindé).

Para doações via PIX: sefras@sefras.org.br

Site: https://www.sefras.org.br

REDE RUA

A Tendo a missão de contribuir para a construção de uma rede de relações que promova o resgate da cidadania e o direito da vida digna da população em situação de rua, a Rede Rua está com a campanha “Frentes Frias – não podemos ficar de braços cruzados”. São aceitas doações em dinheiro – PIX: 03.221.537/0001-70 (CNPJ) – que será revertido para a compra de alimentos quentes e roupas para quem vive o frio intenso.

Donativos como roupas e cobertores novos ou em bom estado de conservação podem ser entregues na Chapelaria Irmã Alberta Girardi (Rua Campos Sales, 88, Brás).

Tel: (11) 3311-6642 (telefone/Whatsapp)

MISSÃO PAZ

Formada pela Casa do Migrante, o Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes, o Centro de Estudos Migratórios e a Igreja Nossa Senhora da Paz, a Missão Paz desenvolve serviços de apoio à acolhida, documentação, aprendizagem do idioma, inserção laboral, atendimento médico e jurídico aos migrantes. Os itens de maior necessidade neste momento são cestas básicas, fraldas e leite em pó.

A entrega pode ser feita na Rua Glicério, 225, Liberdade.

Para doações via PIX: 62.806.682/0004-24 (CNPJ).

Site: https://missaonspaz.org/doar/

Tel: (11) 3334-6950

AMPARO MATERNAL

Localizado na Vila Clementino (Rua Napoleão de Barros, 1.035), o Centro de Acolhida do Amparo Maternal oferece 100 acolhimentos diários para gestantes, mães e puérperas, com filhos de até 5 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade social e pobreza. São mulheres dos mais variados perfis: que sofreram violência física, sexual e psicológica, em situação de rua, usuárias de substâncias psicoativas e imigrantes.

Todas as acolhidas recebem moradia provisória gratuitas por até dois anos, seis refeições diárias elaboradas por nutricionistas, vestuário para mães, enxoval para os bebês, produtos de higiene e cama. Elas contam ainda com acompanhamento individualizado de assistentes sociais, psicólogas, orientadoras socioeducativas, pedagogas e agentes operacionais, focados em restaurar e preservar sua integridade física e emocional. Também são oferecidas oficinas e cursos profissionalizantes para auxiliar a reinserção no mercado de trabalho.

Para doações via PIX: doacoes@amparomaternal.org

Site: https://amparomaternal.org

Tel: (11) 95562-8930

CASA DE ORAÇÃO DO POVO DA RUA

Mantido pela Arquidiocese de São Paulo, o espaço é referência para ações solidárias em prol das pessoas em situação de rua. Doações de alimentos, itens de higiene pessoal e de roupas em bom estado sempre são necessárias. As entregas podem ser feitas no próprio local (Rua Djalma Dutra, 3, Luz) ou na Paróquia São Miguel Arcanjo (Rua Taquari, 1.100, Belenzinho), cujo Pároco é o Padre Julio Lancellotti, Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo de Rua.

Tel: (11) 3106-5531.

CARITAS ARQUIDIOCESANA DE SÃO PAULO

Além de organizar a tradicional Campanha do Agasalho, a instituição também aceita ao longo de todo o ano doações para a manutenção de suas ações em prol da população em situação de vulnerabilidade na cidade, bem como os migrantes e refugiados. A entrega pode ser feita na sede da CASP (Avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1.853, próximo ao metrô Parada Inglesa).

Outros detalhes sobre doações podem ser obtidos com Sandra Dias, mobilizadora de recursos: (11) 97457-2477 (tel./WhatsApp) ou sandradias@caritassp.org.br.

PASTORAL CARCERÁRIA

Atua no amparo e na garantia dos direitos das pessoas encarceradas e seus familiares. Nas visitas que realizam às unidades prisionais, os agentes da Pastoral Carcerária levam donativos como itens de higiene pessoal (há grande necessidade de barbeadores), além de folhas de papel, livros, material de liturgia, bíblias e Terços. Estes itens podem ser entregues na Paróquia São Francisco de Assis (Avenida General Mac Arthur, 1.130, Jaguaré), aos cuidados do Padre Edilberto Alves da Costa, Pároco e atual Assistente Eclesiástico da Pastoral Carcerária na Arquidiocese de São Paulo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários