Em sua 24ª edição, a Campanha arrecada brinquedos novos e em bom estado até 15 de dezembro

Na manhã chuvosa da terça-feira, 9, cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes se reuniram na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção para participar do “Natal dos Sonhos”. A celebração da Palavra foi conduzida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer. Concelebraram Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa; o Cônego Marcelo Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social; Padre Douglas da Silva Gonzaga, Assessor Eclesiástico arquidiocesano da Pastoral do Menor, e o Padre Miguel Cambiona. Seminaristas e professores de colégios católicos também participaram.
HISTÓRICO E PROPÓSITOS

Em mais de duas décadas de história, a campanha já arrecadou cerca de 550 mil brinquedos e assegurou momentos de muita alegria e esperança para crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.
A iniciativa é da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo, com o apoio de parceiros como a Mega Model Brasil, Sociedade Esportiva Palmeiras, Crefisa/FAM, e escolas católicas de São Paulo.
Em sua 24ª edição, neste Ano Jubilar da Esperança, a campanha tem como tema “Tu és a minha Esperança!” (Sl 71,5).
O objetivo da campanha é resgatar o lúdico e pedagógico, bem como assegurar o direito de brincar e fazer com que as pessoas deem testemunho de solidariedade. A arrecadação, iniciada em outubro, prosseguirá até 15 de dezembro.
O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

Ao longo da campanha, nas paróquias e colégios católicos, é feita a arrecadação de brinquedos e outros itens em bom estado de conservação, que são destinados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Ao O SÃO PAULO, Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, salientou que “mais do que arrecadar brinquedos, o Natal dos Sonhos tem como objetivo defender o direito de brincar, de viver plenamente a infância e de não ter esse tempo roubado”. Ela destacou que a ação “também se propõe a ser um sinal de denúncia e anúncio dentro da realidade das grandes cidades, tornando visíveis crianças e famílias muitas vezes esquecidas pela ausência de políticas públicas, ao mesmo tempo em que anuncia a chegada do Salvador”.
“A Pastoral do Menor busca fazer com que crianças e adolescentes vivenciem o verdadeiro sentido do Natal por meio de celebrações que recordam o nascimento de Jesus. Em apresentações simbólicas, são reencenados o anúncio do Anjo a Maria e o sonho de São José, com as próprias crianças como protagonistas. A mensagem central transmitida é que a esperança está em Deus, nosso Salvador”, finalizou Sueli.
ESPERANÇA ÀS CRIANÇAS

Dom Odilo destacou à reportagem o caráter pastoral e formativo da campanha Natal dos Sonhos: “É uma bela iniciativa para ajudar crianças, em geral em situação de vulnerabilidade, acompanhadas pela Pastoral do Menor, a perceberem o sentido e a alegria do Natal e, pouco a pouco, aquilo que a Igreja celebra nesta data”.
O Arcebispo lembrou que a campanha traz o tema da esperança, em sintonia com o Ano Jubilar: “É muito importante levar essa esperança a essas crianças. A criança é a esperança, é o futuro, mas também é o presente. Ela é o sonho que se realiza, tem muito pela frente”, comentou, destacando o papel da Igreja em ajudar as crianças “a realizar a própria vida e os seus sonhos, com sentido de futuro. A educação faz parte disso, e o trabalho da Pastoral do Menor integra essa missão, para que elas vivam e realizem as suas esperanças”.
NASCIMENTO DE JESUS

Durante a proclamação do Evangelho, aconteceu a encenação do nascimento de Cristo. Miguel Elias Silva, 8, representou São José. “Foi um momento especial de transmitir a mensagem do pai adotivo de Jesus”, disse.
Ester Silva dos Santos, 8, representou Nossa Senhora: “É uma experiência de fé que vou levar no coração”, afirmou.
Cônego Marcelo Monge destacou que a Campanha Natal dos Sonhos “proporciona a milhares de crianças a alegria ao receber um presente no Natal”. Ele recordou o quanto se alegrava com os presentes de Natal na infância. “Pedimos a doação de brinquedos novos ou pouco usados, em bom estado, que vão fazer muitas crianças felizes neste Natal”, reforçou.
FORMAÇÃO NA FÉ

Padre Douglas da Silva Gonzaga destacou que a celebração do Natal dos Sonhos com as crianças também é para elas uma experiência de formação na fé: “A Pastoral do Menor, com esta celebração, proporciona uma compreensão cristã do Natal, que muitas vezes, em uma cidade plural como a nossa, acaba se perdendo”.
O Sacerdote lembrou que a proposta é ajudar as crianças “a compreenderem o mistério da encarnação do Senhor, especialmente neste Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, e fazê-las entender que o nascimento de Jesus é uma celebração para todos, sobretudo para as crianças, por quem Jesus sempre demonstrou um afeto todo especial”.
Iracema da Silva, da Organização Social A Colmeia, participou da celebração com 100 crianças e adolescentes atendidas pela instituição: “Este é um momento para juntos celebramos o Natal do Senhor. É um momento para celebrar a fé, promover o desenvolvimento integral, o lúdico e a imaginação das crianças”, destacou.
Ryan Pereira de Carvalho foi à celebração com a caravana da OSC Samaritano São Francisco de Assis, que fica no Jabaquara. Para ele, “o Natal representa família e alegria. Estar participando é especial porque nos aproxima de Jesus, Maria e José”.
PARTICIPE DA CAMPANHA NATAL DOS SONHOS 2025
Doe brinquedos e outros itens em bom estado em paróquias e colégios católicos até 15 de dezembro
INFORME-SE:
Telefone: (11) 3105-0722
E-mail: [email protected]
Instagram: @nataldossonhosarquisp






